PG sedia Dia de Campo de Cereais de Inverno nesta terça | aRede
PUBLICIDADE

PG sedia Dia de Campo de Cereais de Inverno nesta terça

Evento, que abordará a importância dos cereais de inverno e os desafios de aumento de produção, é realizado pelo IDR-Paraná, em parceria com a Fundação Meridional e a Embrapa

Trigo é o principal cultivar de inverno na região dos Campos Gerais
Trigo é o principal cultivar de inverno na região dos Campos Gerais -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

As culturas do trigo, aveia e triticale são alternativas viáveis para o cultivo na safra de inverno no estado do Paraná, e se encaixam no plantio em diversos períodos, a partir de abril, dependendo da região de cultivo. A rotação de culturas é altamente desejável e os benefícios da palhada dos cereais de inverno no solo vão desde a proteção contra a erosão, a redução da população de plantas daninhas, a manutenção da umidade e a redução da temperatura do solo, favorecendo os processos biológicos, como o crescimento de raízes, a fixação do Nitrogênio (N).

Considerando a importância dos cereais de inverno e os desafios de aumento de produção e melhoria da qualidade, o IDR-Paraná, em parceria com a Fundação Meridional e a Embrapa, realizará o Dia de Campo de Cereais de Inverno, que ocorrerá no dia 5 de outubro de 2022, no período da manhã, com início às 08h30min, no Polo Regional de Pesquisa e Inovação do IDR-Paraná de Ponta Grossa. Entre o público-alvo estão técnicos e agricultores que atuam com cultivo de cereais de inverno.

Programação

O Dia de Campo é presencial e contará com palestrantes do IDR-Paraná, Embrapa e Fundação Meridional, que irão abordar: (1) Cultivares de trigo e triticale do IDR-Paraná; (2) Cultivares de trigo e triticale da Embrapa; (3) Cultivares de aveia granífera do IDR-Paraná; (4) Cultivares de aveia forrageira do IDR-Paraná; (5) Utilização de cereais de inverno na alimentação animal e (6) Plantas de cobertura e manejo sustentável do solo.

O principal objetivo é que o evento colabore para que os participantes conheçam no campo as excelentes opções de cultivares e manejos afins, bem como a prática de uma agricultura mais sustentável e rentável, com o aumento da área e da produtividade das culturas de cereais de inverno nas próximas safras e com a melhoria da qualidade dos alimentos produzidos - tanto para alimentação humana, quanto animal.

Inscrições e local

As inscrições são gratuitas e feitas no local. Informações poderão ser atendidas pelo telefone (42) 3219-9700.

O Polo Regional de Pesquisa e Inovação do IDR-Paraná em Ponta Grossa está localizado na avenida Presidente Kennedy, S/N, na Rodovia do Café, Km 496, no Vendrami (https://maps.app.goo.gl/9KawkyXHjoNmDx2k9).

Cultivos de inverno no Paraná

O Paraná deve fechar a safra de inverno de 2022, segundo levantamento da Conab, com 1,18 milhões de hectares de trigo e uma produção estimada de 3,88 milhões de toneladas, o que representa um incremento de 21% na produção quando comparado com a safra 2021. A cultura da aveia ocupou 107 mil hectares e terá uma produção de 246 mil toneladas, acréscimo de 13,4% comparado a safra 2021. Outra cultura de destaque no inverno é a cevada, a qual foi semeada em aproximadamente 80 mil hectares e terá uma produção de 372 mil toneladas, 24,8% maior que a safra 2021. Já o triticale deve ocupar uma área de 10 mil hectares e produzir 33 mil toneladas, incremento de 40% quando comparado com a safra 2021.

O Estado do Paraná está evoluindo de modo expressivo no cultivo de cereais de inverno, no entanto, ainda há uma área ociosa de aproximadamente 2 milhões de hectares que poderiam ser utilizadas para produção de cereais de inverno para alimentação humana e animal, as quais ficam em pousio ou com plantas de cobertura no inverno.

As informações são da assessoria de imprensa

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE