Legislativo prevê ano com debates e projetos polêmicos
Debates retornam nesta quarta-feira (16); vereadores já precisarão definir as Comissões internas, além da possível criação de uma CPP.
Publicado: 14/02/2022, 20:55
Debates retornam nesta quarta-feira (16); vereadores já precisarão definir as Comissões internas, além da possível criação de uma CPP
As sessões da Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG) retornam nesta quarta-feira (16), a partir das 14h, com transmissão ao vivo por meio das redes sociais como também a opção de acompanhar os debates de maneira presencial. E sobre essa volta, o vereador e presidente da Casa de Leis, Daniel Milla (PSD), conversou com o Portal aRede na tarde desta segunda-feira (14). No bate-papo, ele adiantou que será “um ano bem turbulento”, visto que projetos importantes serão colocados em pauta, como as extinções da Companhia Pontagrossense de Serviços (CPS), Companhia de Habitação de Ponta Grossa (Prolar) e da TV Educativa.
Nesta quarta-feira, por exemplo, além dos projetos que serão discutidos na ‘Ordem do Dia’, os vereadores deverão votar a solicitação de abertura de uma Comissão Parlamentar Processante (CPP) contra Felipe Passos (PSDB), acusado de ‘rachadinha’ e abuso sexual, e também acontecerá a votação para as Comissões Internas do Poder Legislativo, bem como de seus presidentes - ainda há possibilidade de votarem a criação de uma Comissão Parlamentar de Investigação (CPI) sobre a venda de lotes pela Prolar (a solicitação ainda não foi protocolada).
Os ‘grupos’ internos são: Comissão de Legislação, Justiça e Redação; Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização; Comissão de Educação, Cultura e Esporte; Comissão de Obras, Serviços Públicos, Trânsito, Transporte, Mobilidade Urbana e Acessibilidade; Comissão de Saúde e Ação Social; Comissão de Agricultura, Pecuária, Indústria, Comércio, Turismo e Meio Ambiente; e Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança.
CPS, Prolar e TV Educativa
Recentemente, a Mesa Executiva da Casa de Leis se reuniu com a prefeita Elizabeth Silveira Schmidt (PSD) para discutir projetos de 2021, como da CPS, Prolar e TV Educativa. Sobre eles, o vereador garantiu que serão amplamente debatidos, antes de irem para a votação dos parlamentares. “Ficou um compromisso da prefeita, quanto da Câmara Municipal, para dar mais amplitude na discussão de vários projetos”, comentou. Além disso, sobre as propostas acima, Daniel falou que não há uma data para eles serem votados. “Não foi debatido nada nesse sentido. Então, a gente tem que aguardar o desenrolar do tempo para ver qual a necessidade para serem votados”, argumentou o vereador.
Além disso, Daniel falou que outro assunto debatido foi a questão da Saúde Pública de Ponta Grossa, principalmente no atendimento das pessoas, que tem sido alvo de críticas por parte da população.
Passaporte da vacina
Por fim, o vereador falou sobre os cuidados do Legislativo em relação à pandemia da covid-19. De acordo com o presidente Daniel, “a Câmara não irá exigir nada de alguém que queira entrar dentro do Poder Legislativo. Na minha forma de ver, cada um é responsável por seus atos”, explicou, lembrando que para entrar na Casa de Leis é necessário apresentar documentação, é feita a aferição de temperatura, além de que o número de pessoas permitidas na Galeria foi reduzido. “Continuamos tomando todas as medidas cabíveis”, finalizou ressaltando a importância de as pessoas se vacinarem contra o coronavírus.
A entrevista na íntegra está disponível clicando no vídeo abaixo: