Audiência pública debate PL que acaba com TV Educativa | aRede
PUBLICIDADE

Audiência pública debate PL que acaba com TV Educativa

Na próxima quinta-feira (17), às 19h, encontro será no auditório do SindServ e terá protocolos de segurança contra a covid-19.

Pela falta de investimentos, TV está há quase dois anos sem um telejornal.
Pela falta de investimentos, TV está há quase dois anos sem um telejornal. -

Rodolpho Bowens

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Na próxima quinta-feira (17), às 19h, encontro será no auditório do SindServ e terá protocolos de segurança contra a covid-19

Com o objetivo de defender a permanência da TV Educativa, vereadores da Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG), junto de entidades profissionais, servidores públicos e professores, decidiram criar a ‘Frente em Defesa da TV Educativa de Ponta Grossa (TVEPG)’. E a primeira ação do grupo, que esteve se reunindo na última terça-feira (8) no Poder Legislativo, será na próxima quinta-feira (17), às 19h, quando realizará uma audiência pública para debater o Projeto de Lei (PL) nº 339/2021, que faz alterações na Fundação Educacional de Ponta Grossa (Funepo). A proposta seria votada pelos parlamentares em 2021, mas acabou sendo retirada de vistas pelo líder do Governo Municipal na Casa de Leis, Filipe Chociai (PV).

A audiência pública será no auditório do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Ponta Grossa (SindServ) e deverá respeitar os protocolos de segurança sanitária contra a covid-19. Além do encontro, a Frente em Defesa da TVEPG também está organizando uma agenda de atividades, debates e irá elaborar uma proposta de gestão pública com transparência para a emissora, que será apresentada à população da cidade. Em nota, a coordenação da Frente enfatiza que a atual administração de Ponta Grossa quer extinguir a TVEPG, alegando que vai economizar R$ 2 milhões por ano - o que não confere com os indicadores financeiros. “A população precisa entender que acabar com a emissora pública deve ter outro objetivo, pois a prefeita não pode demitir trabalhadores e, portanto, os custos com a folha de pagamento permanecem”, explica a coordenação da Frente.

Os vereadores que fazem parte do ‘Grupo’ são: Geraldo Stocco (PSB), Joce Canto (PSC) e Josi do Coletivo (Psol). De acordo com a última parlamentar, “a TV Educativa é produtiva, é necessária para a nossa população, já provou o quanto ela é útil e pode ser, principalmente no momento da pandemia, com as escolas, e precisa de investimento. Nós vamos perder um meio de comunicação importantíssimo”, disse durante entrevista ao Portal aRede. A TVEPG tem mais de 21 anos de serviços prestados à comunidade, já chegou a contar com 54 profissionais que trabalhavam para colocar no ar dois telejornais diários e programas de interesse comunitário, além de possuir alcance regional.

Sindicato apoia Frente da Câmara

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR), membro do Conselho de Curadores da TV Educativa de Ponta Grossa, se soma à frente em defesa da emissora e manifesta preocupação com os trabalhadores da TVEPG, o que inclui jornalistas, bem como com a política de desmonte e que busca atacar o direito à informação dos cidadãos e das cidadãs.

Para o vice-presidente regional do SindijorPR e membro do Conselho de Curadores, João Guilherme Castro, a proposta de extinção da TVE é mais um marco do projeto de acabar com serviços municipais que atendem a população ponta-grossense. “A prefeita não cumpre acordos firmados com entidades. Não é só na TV, mas é também na Cultura, na Saúde e em outros setores da cidade que a prefeitura ataca os serviços e a população. Compromissos firmados na eleição e que agora não são lembrados”, sinaliza.

Prefeita se manifesta

Elizabeth Schmidt (PSD) já se manifestou, aos vereadores, sobre a dificuldade em manter a TV Educativa. “Hoje no Paraná, nenhuma cidade do porte de Ponta Grossa mantém uma repetidora. Precisamos ter coragem de admitir isso e ter coragem de parar uma estrutura que custa quase R$ 2 milhões por ano. Temos desafios mais importantes e precisamos cortar o que não é prioridade para gestão, o que não é prioridade para população”, explicou no início deste mês.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE