Aliel preside reunião com ministro Marcos Pontes | aRede
PUBLICIDADE

Aliel preside reunião com ministro Marcos Pontes

Parlamentar, presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, também recebeu o ministro Marcos Pontes para uma conversa sobre as ações da pasta e os objetivos Comissão.

Lideranças, dentre elas Aliel e Marcos Pontes, durante reunião na Comissão de Ciência.
Lideranças, dentre elas Aliel e Marcos Pontes, durante reunião na Comissão de Ciência. -

Rodolpho Bowens

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Parlamentar, presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, também recebeu o ministro Marcos Pontes para uma conversa sobre as ações da pasta e os objetivos Comissão

O deputado federal Aliel Machado Bark (PSB) presidiu, nesta quarta-feira (6), uma reunião da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) da Câmara dos Deputados com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes. A reunião foi proposta pelo deputado Milton Coelho (PSB-PE). Durante sua fala, Pontes prestou esclarecimentos sobre a atual situação do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI). Antes do início da reunião, o parlamentar ponta-grossense recebeu o ministro na sala da presidência da CCTCI.

“Sabemos que o ministro faz um grande esforço para tocar essa que é uma das áreas prioritárias e uma das pastas mais importantes. E a Comissão tem o objetivo de auxiliar o ministério na busca das prioridades dentro do Governo para as ações que envolvem ciência e tecnologia. Há uma disputa de espaço e uma disputa orçamentária, sem orçamento não é possível desenvolver as ações. E o nosso objetivo é ter essas informações e cobrar do Governo para auxiliá-lo”, afirmou Aliel.

Por pouco mais de duas horas, o ministro falou das ações da pasta e das dificuldades enfrentadas no Ministério. Segundo ele, a falta de pessoal é o principal problema que atinge o ministério, seguido da falta de orçamento. "A gente não tem concurso público. Não consigo repor pesquisadores. Tem o Instituto Nacional da Mata Atlântica que tem 14 pesquisadores, metade pode aposentar. Se eles aposentarem, eu fecho o instituto, o que eu vou fazer?", disse.

Para o deputado autor do convite, Milton Coelho, os avanços da ciência e tecnologia têm se mostrado imprescindíveis para superar a crise sanitária, econômica e social causada pela pandemia da covid-19. “Tragicamente, e no momento menos oportuno, a política fiscal brasileira de caráter regressivo, associada a uma falta de visão estratégia ancorada num plano nacional de desenvolvimento que alcance gerações, está colocando a ciência brasileira e todo o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em colapso”, lamenta Coelho.

“O descompasso brasileiro é evidente. Enquanto os países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) investem, em média, mais de 2% do Produto Interno Bruto (PIB) em pesquisa e desenvolvimento, e países como Coreia do Sul e Israel, reconhecidamente inovadores, mais de 4%, o Brasil, em 2018, investiu pouco mais de 1% e estima-se que, em 2020, tenha investido menos de 1%”, compara o deputado.

Com informações: Assessoria de Imprensa.

Assuntos semelhantes:

PG tem R$ 3,8 milhões pagos em emendas de Aliel Machado.

Deputado Aliel repudia fala de Bolsonaro em reunião da ONU.

Santa Casa recebe aparelho de ultrassonografia.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE