‘PG é uma cidade rara de encontrar’, diz Sanches Neto | aRede
PUBLICIDADE

‘PG é uma cidade rara de encontrar’, diz Sanches Neto

Miguel Sanches Neto lembra os diferenciais de Ponta Grossa e destaca o papel da universidade

VÍDEO
Miguel Sanches Neto lembra os diferenciais de Ponta Grossa e destaca o papel da universidade | Autor: Arquivo

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Miguel Sanches Neto lembra os diferenciais de Ponta Grossa e destaca o papel da universidade

As características da princesa dos Campos Gerais, bem como a importância da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) no desenvolvimento da cidade ponta-grossense, são destaques apontados pelo reitor da Instituição de Ensino Superior (IES), Miguel Sanches Neto, no aniversário de 198 anos de Ponta Grossa. Com quase dois séculos de vida, o Município é lembrado pelo escritor por conta de seus aspectos antigos, porém, voltados para a inovação. “Essa duplicidade é rara de encontrar. Não podemos perder esta dualidade”, reforça ao Grupo aRede.

No bate-papo, Miguel explica como é viver em Ponta Grossa – ele tem 56 anos e já vive há 28 aqui. “É um deslumbramento a cada dia. Eu gosto da história da cidade. Sempre estou descobrindo coisas notáveis nesta história. A paisagem é de uma beleza única, com a qual me vinculo. As riquezas naturais estão aí, para todos. E também me agrada esta cara de cidade pequena, embora seja um município de médio para grande porte”, comenta ao lembrar de sua hospitalidade.

Além disso, o reitor da UEPG relata o que faz da cidade ponta-grossense diferente dos demais municípios paranaenses. “Embora sejamos uma cidade moderna, industrial, guardamos tradições que nos encantam. A comida de boteco. O churrasco à moda antiga. As receitas passadas de geração a geração. É uma cidade antiga em seu apego a hábitos e voltada para a inovação, para a modernidade. Esta duplicidade é rara de encontrar. E dá um sentido humano para o progresso”, destaca Neto.

Ao Grupo aRede, Miguel também salienta a importância da universidade para o crescimento da cidade. Segundo ele, a partir do surgimento da instituição, a cidade se torna um polo educacional, assim, contribuindo ativamente no desenvolvimento de Ponta Grossa. “A universidade modifica a cultura e a economia da cidade, que passa a ser mais estratificada, com comércio e indústria diversificados e viáveis do ponto de vista dos recursos humanos.

Hospital universitário - instituição exerce papel relevante

Por fim, Miguel destaca a mudança no atendimento a saúde das pessoas com o Hospital Universitário (HU-UEPG) e o Hospital Universitário Materno Infantil (Humai-UEPG), ambos geridos pela instituição pública. “Os cursos de Enfermagem e Medicina mudaram a saúde dos Campos Gerais. Quando cheguei aqui (em Ponta Grossa), ouvi várias vezes pessoas me dizendo que o melhor médico da cidade era uma passagem de ônibus para Curitiba”, explica o reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Clique na imagem acima e assista ao vídeo

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE