Comércio de PG reabre segunda com horário escalonado
Lojas de vestuário podem abrir das 9h às 17h; enquanto que lojas de eletrodomésticos podem funcionar das 10h às 18h
Publicado: 26/03/2021, 18:57

Lojas de vestuário podem abrir das 9h às 17h; enquanto que lojas de eletrodomésticos podem funcionar das 10h às 18 horas
Após ficar 10 dias úteis fechado, entre 18 e 28 de março, o comércio varejista não essencial de Ponta Grossa poderá reabrir as portas a partir da segunda-feira, dia 29 de março. O decreto de número 18.797, de 26/03/2021, publicado na edição desta sexta-feira (26) do Diário Oficial do Município, regulamenta o funcionamento das atividades comerciais na cidade, com a reabertura de forma escalonada. Dependendo da atividade, a empresa abre às 9h, às 10h ou às 11h, com fechamentos entre as 17h e 20 horas, todos eles sempre com ocupação máxima dos espaços limitada em 50%.
Conforme o decreto, entre os estabelecimentos comerciais de rua, as lojas de vestuário, artigos pessoais e demais atividades podem funcionar das 9h às 17 horas de segunda a sábado; as lojas de eletrônicos e utilidades domésticas podem abrir das 10h às 18 horas; enquanto que os centros de compras e galerias comerciais poderão atender das 11h às 20 horas, de segunda a sábado.
O secretário municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, que também é presidente do Sindicato do Comércio Varejista (Sindilojas PG), reconhece que o momento demanda de muitos cuidados, porem destacou que muitas lojas não aguentariam ficar mais uma semana fechadas. “Tivemos muita negociação com a prefeita. Recebi muita ligação de empresários chorando, que não conseguiria ficar mais assim. Algumas lojas fecharam e muitos já estão com a água no pescoço. Então propomos, para reduzir a aglomeração, a fazer como foi feito no governo do Marcelo, algumas abrir das 9h às 17h; e outras das 10h às 18h”, recorda.
Nesta sexta, houve uma manifestação dos comerciantes, também pedindo o retorno do transporte coletivo na cidade, para que as lojas reabram e haja o fluxo de loja. Porém, Loureiro reafirma que a reabertura das lojas já é algo bastante positivo. “Muitas pessoas, inclusive idosos, vinham no centro para passear. Sem os ônibus, as pessoas que forem nas lojas vão com a intenção de comprar, então vão haver vendas reais”, disse. Segundo Loureiro, as empresas estarão utilizando vans para o transporte de seus funcionários, assim como Ubers, e esse horário escalonado foi feito para isso, para evitar colapso no transporte.
Decreto possibilita retirada de pedidos nos restaurantes
O decreto nº 18.797 também alterou o atendimento de restaurantes, bares e lanchonetes da cidade. Segundo o decreto, os estabelecimentos podem funcionar diariamente das 10h às 22h, apenas por delivery, drive-thru e retirada. Apesar de animadora a mudança, com a possibilidade de retirada no local, o Sindicato Empresarial de Hotelaria e Gastronomia dos Campos Gerais afirmou que preocupa o fato de que falta de atendimento in loco gera queda de 70% na receita dos estabelecimentos. As panificadoras, padarias e confeitarias de rua podem abrir das 6 às 20 horas, de segunda a sábado; e aos domingos das 7 às 18 horas, ficando vedado, em todos os dias da semana, o consumo no local.
Mercados e serviços
Mercados poderão operar das 7 às 22 horas, de segunda a sábado, com vendas apenas através de delivery no domingo. Os salões de beleza, barbearias, estúdios de pilates e similares podem funcionar de segunda a sábado, das 8 às 19 horas, mediante agendamento prévio e com ocupação de até 30%. O comércio de produtos e alimentos para animais está permitido das 7 às 20 horas, de segunda a sábado, e no domingo com vendas apenas através de delivery. Fica autorizado também retorno das atividades das academias esportivas de musculação, crossfit e similares, bem como escolas de hidroginástica, no horário das 6 às 22 horas, desde que observadas uma série de regras