Projeto quer qualificar jovens para setor de TI | aRede
PUBLICIDADE

Projeto quer qualificar jovens para setor de TI

O ‘Melhor Aprendiz Tech’ é voltado para jovens com idade entre 14 e 24 anos, que estejam estudando

Entre as entidades parceiras estão, além da Acipg, Senai, Fecomércio, Sebrae, Sindilojas, UEPG, UTFPR, Prefeitura e Governo do Paraná
Entre as entidades parceiras estão, além da Acipg, Senai, Fecomércio, Sebrae, Sindilojas, UEPG, UTFPR, Prefeitura e Governo do Paraná -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O ‘Melhor Aprendiz Tech’ é voltado para jovens com idade entre 14 e 24 anos, que estejam estudando

O projeto ‘Melhor Aprendiz Tech’, desenvolvido pelo Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) visa qualificar os mais jovens para atuar no mercado de tecnologia e inovação (TI), e estará em funcionamento em Ponta Grossa nos próximos meses. O programa permite que empresas contratem jovens aprendizes, enquanto que os alunos desenvolvem conhecimento em um dos setores que mais cresce e contrata.

A Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG) é uma das apoiadoras do projeto que busca por empresas parceiras para viabilizar a formação de turmas em Ponta Grossa. O Senac e as outras instituições envolvidas no desenvolvimento do programa detectaram uma demanda no mercado local, e com o ‘Melhor Aprendiz Tech’ pretendem qualificar jovens para atuarem no segmento em expansão. “Nos últimos meses o Senac, através de algumas conversas com o Governo do Estado e algumas entidades, viu essa necessidade do mercado. Hoje estima-se que existam dez mil vagas da área de tecnologia e inovação abertas no Paraná. Algumas empresas estão buscando profissionais de outros países e estados, e por que não formar essa mão de obra aqui no Paraná? A partir dessa visão de mercado o Senac, junto com alguns parceiros, desenvolveu esse programa”, comenta Jessé Gutierre, técnico de Relações com o Mercado da unidade do Senac em Ponta Grossa, que apresentou detalhes do programa para os associados da ACIPG.

O ‘Melhor Aprendiz Tech’ é voltado para jovens com idade entre 14 e 24 anos, que estejam estudando, que terão qualificação em temas como desenvolvimento de sistemas de informação, implementação de bancos de dados, desenvolvimento de aplicações web, entre outros. A carga horária é de 1000 horas, sendo que parte da carga é teórica, desenvolvida na instituição de ensino, e outra parte é de carga prática na empresa contratante do jovem aprendiz.

Os próximos passos do programa agora incluem a procura por empresas que queiram aderir ao projeto e abertura de vagas na unidade de Ponta Grossa. “Esse formato com parceiros é novo, e cada unidade busca parceiros locais para divulgar o programa e sensibilizar as empresas de abertura das vagas. Sabemos que existe a demanda, e não só de empresas de TI, mas também de outras que por ventura que tenham um departamento dessa área e que possam entrar nesse programa e desenvolver essa mão de obra, para que jovens daqui possam se desenvolver e entrar no mercado de trabalho”, comenta Gutierre. “Para as empresas os benefícios são o incentivo à geração de talentos, formando o profissional, moldando de acordo com a cultura da empresa. E o programa também vai trabalhar toda a questão técnica, de competência de formação geral e pessoal para o mercado de trabalho”, complementa.

Entre as entidades parceiras do ‘Melhor Aprendiz Tech’ estão, além da ACIPG, Senai, Fecomércio, Sebrae, Sindilojas, UEPG, UTFPR, Prefeitura de Ponta Grossa e Governo do Estado do Paraná. “Uma das atribuições da pasta de tecnologia e inovação é monitorar o ecossistema de inovação na cidade e contribuir para que ele cresça e prospere. O Senac nos procurou para esta parceria e apresentou este projeto de formação de profissionais de tecnologia e inovação, que com certeza é um gargalo que a gente tem, e é um profissional que é transversal a todas as atividades”, afirma Leonardo Puppi Bernardi, diretor de Tecnologia e Inovação da ACIPG.

Empresas interessadas em participar do programa ‘Melhor Aprendiz Tech’ podem entrar em contato com o Senac, pelo email [email protected].

 
As informações são da assessoria de imprensa.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE