Pauliki propõe reabertura do Evangélico para atender casos do Covid-19 | aRede
PUBLICIDADE

Pauliki propõe reabertura do Evangélico para atender casos do Covid-19

Liderança política propôs saída durante uma live transmitida nas redes sociais

Pauliki é ex-deputado estadual
Pauliki é ex-deputado estadual -

Afonso Verner

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Liderança política propôs saída durante uma live transmitida nas redes sociais

Fechado desde abril de 2016, o Hospital Evangélico poderia ser uma opção para que Ponta Grossa enfrente a pandemia do novo coronavírus, a Covid-19. A proposta foi apresentada pelo ex-deputado estadual e prefeiturável, Marcio Pauliki (SD), durante uma transmissão feita nas redes sociais. Para Marcio, a reabertura do local seria uma saída rápida e econômica no enfrentamento ao vírus. 

Na transmissão feita pelas redes sociais (clique aqui para assistir) , Pauliki destacou que é preciso discutir números e metodologias para o enfrentamento da crise. “É preciso discutir a possibilidade da abertura gradual da economia local e regional sem perder “a mão” nas questões do combate a Covid-19. É possível sim equilibrar saúde com economia.. basta cada um fazer a sua parte e com a estrutura necessária possível para enfrentar este momento”, afirmou Marcio. 

Ao falar sobre a estrutura da saúde, Pauliki apresentou uma saída. “Sobre a estrutura de leitos e UTI’s [Unidades de Tratamento Intensivo] a estimativa é de que seja preciso cerca de 80 leitos isolados e 30 UTIs. Caso o Hospital Regional não comporte, minha sugestão é unir forças para remanejar no prédio do antigo Hospital Evangélico. União de forças, divisão de tarefas”, afirmou.

Pauliki citou o hospital que está fechado desde abril de 2016 - o Evangélico foi fechado após uma série de problemas com as autoridades, especialmente depois de uma fiscalização da Câmara Municipal no setor de maternidades. “Sugiro que a sociedade de Ponta Grossa se una para reabrir o Evangélico, talvez uma vaquinha entre empresários e lideranças fosse uma forma de agilizar o processo”, disse. 

Durante a live, o próprio Pauliki se dispôs a ajudar financeiramente na reabertura do Hospital Evangélico. Enquanto isso, ao ser procurada pela reportagem para comentar a possibilidade, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) emitiu uma nota. “O plano de enfrentamento do Covid-19 é gerenciado pelo Estado, que já fez o mapeamento da necessidade de leitos e irá disparar a implementação de novos serviços conforme a crise avança”, diz o posicionamento. 

Rangel e Sandro pedem novos leitos

O prefeito Marcelo Rangel (PSDB) , juntamente com o secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex (PSD), estiveram em reunião com o secretário de Saúde do Estado, Carlos Alberto Gebrim Preto. A conversa, feita na semana passada, foi para discutir a possibilidade de contração dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e dos leitos clínicos do Hospital Bom Jesus. A intenção é formar uma retaguarda de combate aos casos de Coronavírus, Covid-19, na cidade de Ponta Grossa.

HU-UEPG também busca reforço 

Por sua vez, o Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais (HU-UEPG) também já iniciou a execução de um plano de contingência para receber futuros pacientes com suspeita de Coronavírus, o Covid-19. A estrutura começou a ser montada no último dia 16 e conta com o apoio do Exército Brasileiro - o plano é baseado na atuação semelhante de unidades hospitalares nos Estados Unidos e Europa.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE