Covid-19 deve prejudicar alianças eleitorais em PG | aRede
PUBLICIDADE

Covid-19 deve prejudicar alianças eleitorais em PG

Pandemia prejudica prazos e articulações para as alianças eleitorais de 2020

Imagem ilustrativa da imagem Covid-19 deve prejudicar alianças eleitorais em PG
-

Afonso Verner

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Pandemia prejudica prazos e articulações para as alianças eleitorais de 2020

As alianças eleitorais de 2020 ganharam um novo ingrediente de turbulência: além da série de mudanças na legislação, agora a pandemia do novo coronavírus, o Covid-19, coloca em segundo (ou até terceiro) plano a discussão eleitoral. Com o avanço dos problemas na saúde e no campo social, o debate sobre a eleição marcada para outubro ‘sumiu’ do radar da opinião pública e das próprias lideranças.

A reportagem do portal aRede e do Jornal da Manhã entrou em contato com vários líderes partidários que retrataram um cenário preocupante. Sem “clima” para discutir política, as lideranças buscam improvisar para compor chapas e se preparar para o pleito de outubro. Os partidos têm até o próximo dia 4 para filiar lideranças partidárias e conseguir viabilizar chapas com até 29 candidatos(as) para disputar vagas na Câmara, além da disputa pelo comando da Prefeitura de Ponta Grossa.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já anunciou que não pretende mudar o calendário e a disputa municipal de 2020 deve seguir as datas pré-estabelecidas. Liderança partidária muito conhecida em Ponta Grossa e nos Campos Gerais, Elizeu Chociai destacou que a falta de clima é um dos principais empecilhos para a mobilização partidária. “O Brasil não tem clima para pensar em política hoje”, disse. 

Elizeu garantiu que a situação reflete na organização partidária. “Todas as lideranças estão tendo que se reinventar para concluir as necessidades nos prazos. Não sabemos até quando tudo isso vai prosseguir e nem qual será o reflexo nas próprias eleições. Isso se complica ainda mais quando lembramos que o TSE decidiu por manter o calendário”, disse Chociai. 

Um dos métodos utilizados pelas lideranças está no uso da tecnologia para movimentar conversas e negociações. “Temos usado o celular, telefonemas e o próprio WhatsApp para conversar com os pré-candidatos, com quem tem mandato também”, disse. A proibição de aglomerações e reuniões com mais de 20 pessoas basicamente impossibilita encontros e reuniões partidárias presenciais. 

Políticos com mandato seguem ‘negociando’

Políticos com mandato que querem disputar as eleições em outubro, mas também querem mudar de partido, seguem negociando. Vereadores(as), prefeitos(as) e vice-prefeitas(as) têm até o próximo dia 4 de abril para divulgar qual será o destino partidário adotado. Neste caso, as negociações seguem remotamente a todo vapor - isso se intensifica ainda mais diante do fato de que em 2020 as coligações são proibidas na disputa por vagas nas Câmara Municipais. 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE