Sindilojas PG aponta 2026 como um ano de ‘cautela’ para o comércio | aRede
PUBLICIDADE

Sindilojas PG aponta 2026 como um ano de ‘cautela’ para o comércio

Recém-reeleito, o presidente do sindicato, José Loureiro, declarou que, por uma série de fatores e conjunturas, as vendas deverão permanecer estáveis, não sendo um ano indicado para grandes investimentos por parte dos lojistas

Novo mandato de José Loureiro é válido por mais quatro anos, até 2030
Novo mandato de José Loureiro é válido por mais quatro anos, até 2030 -

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Pelo quarto mandato consecutivo, José Loureiro Neto foi reeleito presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Ponta Grossa e Região (Sindilojas Ponta Grossa). A eleição ocorreu no final de janeiro, e seu novo mandato é válido por mais quatro anos, até 2030. Presidente da entidade desde 2014, Loureiro concedeu uma entrevista ao podcast Papo de Mercado, do Grupo aRede, para detalhar suas conquistas nesses anos à frente do Sindilojas e detalhar suas metas para o novo mandato, bem como falar sobre as tendências para os próximos anos.

Sobre 2026, José Loureiro aponta que deverá ser um ano de estabilidade nas vendas, mesmo para o comércio de Ponta Grossa, que em 2025 foi o único que cresceu no Estado do Paraná em relação a 2024, e visto com cautela pelos empresários, por uma série de fatores. “Vamos trabalhar, mais ou menos, com o que nós vendemos no ano passado, para vendermos esse ano”, apontou na entrevista ao podcast.

VÍDEO
aRede.info
José Loureiro Neto foi reeleito presidente do Sindilojas e concedeu entrevisa ao Podcast Papo de Mercado, do Grupo aRede | Autor: aRede.info
  

Entre os motivos estão ser um ano eleitoral, um ano com Copa do Mundo, e haver outros fatores, tanto internos, como possível aprovação da escala 5X2, que demandaria maior contratação de pessoas em um mercado já escasso de mão de obra, e a situação da Venezuela, que uma eventual melhora econômica no país pode atrair os nativos, que deixariam seus empregos no Brasil, abrindo mais vagas de trabalho. “Então, a tendência para esse ano é segurar os gastos, para as empresas não quebrarem. Temos que investir em mais publicidade, mas fazer alguma coisa, em uma publicidade certa, fazendo mais coisas para tentar trazer o nosso cliente para dentro da nossa loja”, reforça.

Conforme Loureiro revelou, mesmo na NRF 2026 Retail's Big Show, reconhecida como a maior feira de varejo do mundo, realizada anualmente em Nova Iorque, os especialistas revelaram essa tendência, válida não apenas para o Brasil. “Conversei com quatro pessoas que foram para lá, e eles falaram a mesma coisa, dessa tendência de segurar as despesas, porque esse ano não vai ser um ano complicado só para o Brasil, vai ser mundial. Então é para segurar e tentar fazer o mínimo possível de investimento muito alto, pensar antes de fazer, porque nós temos que garantir o emprego da nossa população”, acrescentou.

Como tendências de futuro, reveladas na NRF, Loureiro apontou a expansão do uso de Inteligência Artificial. “Lá eles falaram bastante no IA, de começar a usar a Inteligência Artificial IA para fazer divulgação, então esse tema foi discutido bastante lá. E também sobre maneiras de você conseguir promover a tua loja, vender mais, trazer mais clientes para a loja”, disse. Outra tendência é a ampliação dos caixas de autoatendimento e o aumento de tecnologias para pagamento, como RFID (radiofrequência), que dispensa o uso de código de barras e leitor ótico.

CONQUISTAS

Na entrevista, Loureiro mencionou inúmeras conquistas no decorrer desses 12 anos seus à frente do sindicato, como uma nova sede, maior e mais ampla para melhor atender aos lojistas; acordos para abertura de lojas em fins de semana; ampliação do acordo de abertura das lojas no fim do ano; cursos gratuitos de qualificação; campanhas de Natal para fomentar as vendas do comércio em datas festivas; vantagens nas negociações anuais sindicais para o acordo da convenção coletiva, entre outras.


FUTURO

E para esse novo mandato, Loureiro fala em fortalecer o comércio local, com ações de fomento junto aos comerciantes. “Ao comprar nas lojas aqui de Ponta Grossa e região, o dinheiro fica aqui, então acaba ajudando a economia de toda a cidade, então temos que cuidar dos nossos comércios. Ano que vem, estão entrando novas tributações, então temos que ficar atualizados, e trazemos profissionais para direcionar nossos associados, para dar todo o suporte que eles precisarem”, revela. Loureiro também adiantou que praticamente todos os meses realiza cafés da manhã com lojistas e empresários, para promover o networking, e para os próximos meses, há a previsão de palestras com dois participantes do NRF, para revelas as tendências aos lojistas. 

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right