Sindilojas PG aponta 2026 como um ano de ‘cautela’ para o comércio
Recém-reeleito, o presidente do sindicato, José Loureiro, declarou que, por uma série de fatores e conjunturas, as vendas deverão permanecer estáveis, não sendo um ano indicado para grandes investimentos por parte dos lojistas

Pelo quarto mandato consecutivo, José Loureiro Neto foi reeleito presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Ponta Grossa e Região (Sindilojas Ponta Grossa). A eleição ocorreu no final de janeiro, e seu novo mandato é válido por mais quatro anos, até 2030. Presidente da entidade desde 2014, Loureiro concedeu uma entrevista ao podcast Papo de Mercado, do Grupo aRede, para detalhar suas conquistas nesses anos à frente do Sindilojas e detalhar suas metas para o novo mandato, bem como falar sobre as tendências para os próximos anos.
Sobre 2026, José Loureiro aponta que deverá ser um ano de estabilidade nas vendas, mesmo para o comércio de Ponta Grossa, que em 2025 foi o único que cresceu no Estado do Paraná em relação a 2024, e visto com cautela pelos empresários, por uma série de fatores. “Vamos trabalhar, mais ou menos, com o que nós vendemos no ano passado, para vendermos esse ano”, apontou na entrevista ao podcast.
Entre os motivos estão ser um ano eleitoral, um ano com Copa do Mundo, e haver outros fatores, tanto internos, como possível aprovação da escala 5X2, que demandaria maior contratação de pessoas em um mercado já escasso de mão de obra, e a situação da Venezuela, que uma eventual melhora econômica no país pode atrair os nativos, que deixariam seus empregos no Brasil, abrindo mais vagas de trabalho. “Então, a tendência para esse ano é segurar os gastos, para as empresas não quebrarem. Temos que investir em mais publicidade, mas fazer alguma coisa, em uma publicidade certa, fazendo mais coisas para tentar trazer o nosso cliente para dentro da nossa loja”, reforça.
Conforme Loureiro revelou, mesmo na NRF 2026 Retail's Big Show, reconhecida como a maior feira de varejo do mundo, realizada anualmente em Nova Iorque, os especialistas revelaram essa tendência, válida não apenas para o Brasil. “Conversei com quatro pessoas que foram para lá, e eles falaram a mesma coisa, dessa tendência de segurar as despesas, porque esse ano não vai ser um ano complicado só para o Brasil, vai ser mundial. Então é para segurar e tentar fazer o mínimo possível de investimento muito alto, pensar antes de fazer, porque nós temos que garantir o emprego da nossa população”, acrescentou.
Como tendências de futuro, reveladas na NRF, Loureiro apontou a expansão do uso de Inteligência Artificial. “Lá eles falaram bastante no IA, de começar a usar a Inteligência Artificial IA para fazer divulgação, então esse tema foi discutido bastante lá. E também sobre maneiras de você conseguir promover a tua loja, vender mais, trazer mais clientes para a loja”, disse. Outra tendência é a ampliação dos caixas de autoatendimento e o aumento de tecnologias para pagamento, como RFID (radiofrequência), que dispensa o uso de código de barras e leitor ótico.
CONQUISTAS
Na entrevista, Loureiro mencionou inúmeras conquistas no decorrer desses 12 anos seus à frente do sindicato, como uma nova sede, maior e mais ampla para melhor atender aos lojistas; acordos para abertura de lojas em fins de semana; ampliação do acordo de abertura das lojas no fim do ano; cursos gratuitos de qualificação; campanhas de Natal para fomentar as vendas do comércio em datas festivas; vantagens nas negociações anuais sindicais para o acordo da convenção coletiva, entre outras.
FUTURO
E para esse novo mandato, Loureiro fala em fortalecer o comércio local, com ações de fomento junto aos comerciantes. “Ao comprar nas lojas aqui de Ponta Grossa e região, o dinheiro fica aqui, então acaba ajudando a economia de toda a cidade, então temos que cuidar dos nossos comércios. Ano que vem, estão entrando novas tributações, então temos que ficar atualizados, e trazemos profissionais para direcionar nossos associados, para dar todo o suporte que eles precisarem”, revela. Loureiro também adiantou que praticamente todos os meses realiza cafés da manhã com lojistas e empresários, para promover o networking, e para os próximos meses, há a previsão de palestras com dois participantes do NRF, para revelas as tendências aos lojistas.





















