Cargill conta com programa de logística reversa em PG
Empresa está completando 51 anos de atividade em Ponta Grossa e replica ações de sustentabilidade para toda a companhia
Publicado: 07/06/2024, 10:13
A Cargill está completando, neste ano, 51 anos de atividades em Ponta Grossa e tem muito a celebrar, inclusive, na área do meio ambiente e sustentabilidade. A companhia possui ações e projetos voltados ao tema e que acontecem não apenas na fábrica local, mas são replicadas ao grupo. Na semana em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente (05 de junho), o superintendente da Cargill Ponta Grossa – Complexo Soja, Klayton Araújo, último entrevistado do “Painel Digital: Meio Ambiente e Sustentabilidade”, detalha os projetos e as parcerias, entre eles o Realiza, maior programa de logística reversa da Cargill.
Segundo Klayton, “o termo logística reversa é muito forte porque nós estamos na nossa cadeia, temos a responsabilidade de nutrir as pessoas e os animais de forma sustentável, segura, e temos também a preocupação do que é feito com os nossos produtos”, diz ao explicar sobre o funcionamento do programa Realiza. “Temos o óleo que produzimos no mercado, no restaurante, enfim nos mais diversos lugares, e depois do consumo o que fazemos com este produto? Esta é nossa preocupação”, diz ao explicar que quando o óleo usado não retorna ao processo pode ir para diversos locais, o que impacta no maior uso de água, por exemplo. Desta forma, através do Realiza se pratica a logística reversa, fazendo este produto ser destinado corretamente. Para isto, há diversos pontos de coleta de óleo usado, os quais podem ser consultados no site.
Klayton conta que a Cargill possui parceiros que vão até os mais variados locais para fazer a coleta do óleo usado, reciclar e usar como biodiesel. “Com isto conseguimos ajudar o meio ambiente porque este óleo realmente terá uma destinação da melhor maneira possível com empresas que fazem o melhor trabalho”, fala.
Ele observa, ainda, que o óleo é coletado em garrafas pet e quando estas garrafas retornam elas seguem para o processo de reciclagem, assim como as tampinhas.
O projeto Realiza já existe há mais de uma década e vem crescendo, o que, conforme Klayton, mostra a conscientização da população.
GALERIA DE FOTOS
CINZAS – Outra destinação correta adota pela Cargill corresponde as cinzas geradas no parque industrial, que são direcionadas para a compostagem através de empresas parceiras que fazem a melhor destinação para o meio ambiente. Além disto, a empresa teve a oportunidade, com conexão com a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), de realizar um estudo sobre como melhor utilizar as cinzas na produção do concreto. “Com isto, conseguiríamos reduzir de 5% a 10% do carbono produzido no processo do concreto”, explica Klayton. O estudo está na etapa de finalização dos testes.
Parceiras garantem bons resultados
O superintendente da Cargill Ponta Grossa – Complexo Soja, Klayton Araújo, conta sobre o trabalho da Fundação Cargill, onde na fábrica de Ponta Grossa há um grupo de voluntários, que são pessoas que se colocam à disposição para participar de ações externas ao seu dia de trabalho. “Isto é bem interessante, elas se inscrevem e participam de vários eventos da comunidade, então para nós é uma grande satisfação ser voluntário e estar conectado com a nossa comunidade, que nos fornece o que precisamos, e esta é nossa forma de retribuir”, diz.
A Cargill possui também uma parceria com a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), onde oferece estágios aos estudantes e está presente na comunidade acadêmica realizando palestras sobre a indústria.
A empresa também abre as suas portas, uma vez no mês, para receber os universitários, onde eles podem conhecer os processos produtivos, acompanhando a operação da fábrica de processamento de soja.
Além de conhecer a operação fabril, os estudantes podem se inscrever no processo de estágio. O período de inscrições ocorre, anualmente, de março a abril, com o estagiário iniciando suas atividades em agosto. “Para nós é uma grande satisfação receber bons estudantes que querem também, como nós, nutrir o mundo de forma sustentável e segura”, observa. No parque fabril são oferecidas vagas em estágio em diversas áreas, como engenharia química, elétrica, mecânica, de produção, contábil, administrativa, enfermagem, entre outras.
Confira AQUI a entrevista com Klayton Araújo.
A CARGILL - A Cargill é uma empresa comprometida com o fornecimento de alimentos, ingredientes, soluções agrícolas e produtos industriais para nutrir o mundo de forma segura, responsável e sustentável. A empresa faz parcerias com produtores rurais e clientes para obter, fabricar e entregar produtos vitais para a vida. Os 160 mil membros da equipe, incluindo os 13 mil colaboradores do Brasil, inovam com propósito, fornecendo aos clientes o essencial para que as empresas possam crescer, para que as comunidades prosperem e os consumidores vivam bem.
Como uma empresa familiar com 159 anos de experiência, a Cargill olha para o futuro e coloca as pessoas em primeiro lugar.
Painel Digital encerra 1ª edição nesta sexta-feira
O “Painel Digital: Meio Ambiente e Sustentabilidade” do Portal aRede e Jornal da Manhã (JM) tem sua primeira edição finalizada nesta sexta-feira (07).
Lançado na semana d comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente (05 de junho), o Painel trouxe, diariamente, reportagens com o tema especial ‘Sustentabilidade Produtiva e Ambiental na Indústria e no Agronegócio, que teve a participação de grandes empresas e instituições da região.
Participaram desta edição, apresentando as boas práticas de sustentabilidade, a diretora de Sustentabilidade da Tetra Pak Brasil e Cone Sul, Valéria Michel; o professor Orcial Bortolotto, coordenador da Fazenda Escola da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG); a gerente de Comunicação da VCG, Cristiane Dresch; o gerente de Marketing e Comunicação da Unimed Ponta Grossa, Sandri Anderson; e o superintendente da Cargill Ponta Grossa – Complexo Soja, Klayton Araújo.
Todas as entrevistas podem ser acessadas no Portal aRede e conferidas também no Jornal da Manhã (JM).