Redução da mortalidade infantil ainda é um desafio nos municípios da AMCG

Os municípios da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) ainda precisam avançar no alcance do Objetivo de Desenvolvimento do Milênio (ODM) 4, de reduzir em dois terços, ou seja 66,6%, a mortalidade de crianças menores de cinco anos. Dos 19 municípios, apenas seis (Arapoti, Jaguariaíva, Piraí do Sul, São João do Triunfo, Sengés e Tibagi) alcançaram a meta.
Os municípios de Curiúva, Ipiranga, Ortigueira, Ponta Grossa, Reserva e Telêmaco Borba alcançaram mais de 75% da meta. Já Carambeí, Castro, Imbaú e Ventania mais de 50% da meta e Ivaí, Palmeira e Porto Amazonas, menos de 50%.
O indicador utilizado para o cálculo deste resultado é a taxa de mortalidade infantil a cada 1.000 mil nascidos vivos.
Segundo os dados do Portal ODM (www.portalodm.com.br), o Paraná, alcançou 78,2% da meta. A taxa de mortalidade de crianças menores de 5 anos, em 1.995, era de 26,7 óbitos a cada mil nascidos vivos; em 2.013, este percentual passou para 12,7 óbitos a cada mil nascidos vivos.
Boas práticas
A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), desde 2006, realiza consultas de enfermagem no pós parto, diariamente, no Hospital e Maternidade Evangélico.
O projeto contribui para o alcance do ODM 4, pois estimula o aleitamento materno e esclarece dúvidas sobre a saúde e cuidados com recém-nascido com ações educativas. “Com a educação em saúde esclarecedora e humanizada sobre o pós-parto e aleitamento materno as mulheres terão condições de realizar suas escolhas com segurança no cuidado consigo e com o bebê, minimizando risco de desmame precoce e mortalidade materna e infantil”, destacou a professora adjunta pelo Departamento de Enfermagem e Saúde Pública (DENSP) e Setor de Ciências Biológicas e da Saúde (Sebisa) da UEPG, Ana Paula Xavier Ravelli.
Em 2013 e 2014, 252 mulheres foram atendidas pelo projeto. O projeto receberá a 5ª Edição do Selo ODM, iniciativa do Sesi no Paraná e do Movimento Nós Podemos Paraná, que reconhece projetos em prol dos ODM em todo estado.
ODM
Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) foram definidos em 2000 durante a Reunião de Cúpula da ONU onde líderes de 189 países assinaram um pacto para eliminar a fome e extrema miséria até o final deste ano. São oito objetivos que abrangem as áreas de geração de renda, educação, gênero, saúde e meio ambiente.
A partir de 2016, entrarão em vigor os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A proposta de 17 objetivos e 169 metas serão pactuados em setembro deste ano, na Reunião de Cúpula da ONU. Serão trabalhados seis grandes temas: planeta, pessoas, dignidade, prosperidade, justiça e parcerias.





















