Crianças e adolescentes se apresentam no ‘Festival Música para Todos’ | aRede
PUBLICIDADE

Crianças e adolescentes se apresentam no ‘Festival Música para Todos’

O evento terá a sua primeira edição na próxima quinta-feira (16), no auditório da ACIPG

Vão subir ao palco cerca de 90 crianças e adolescentes atendidos por instituições sociais
Vão subir ao palco cerca de 90 crianças e adolescentes atendidos por instituições sociais -

Publicado por Iolanda Lima

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Na próxima semana, o auditório da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG) recebe a primeira edição do ‘Festival Música para Todos’. Vão subir ao palco cerca de 90 crianças e adolescentes atendidos por instituições sociais e acompanhados pela Vara da Infância e da Juventude de Ponta Grossa. Ao longo do ano, eles participaram do projeto social ‘Música para Todos’, que tem como objetivo proporcionar o ensino de fundamentos da música e instrumentos musicais para jovens em situação de vulnerabilidade social. O evento gratuito é aberto ao público e as apresentações acontecem no dia 16 de outubro, das 9h às 17h30. 

De acordo com o músico Ricardo Corrêa, idealizador da iniciativa, o festival encerra o ano letivo do projeto e proporciona que as crianças e adolescentes demonstrem tudo o que aprenderam durante as aulas. “Nada mais legal do que você encerrar as atividades levando os jovens para o palco, onde eles possam tocar com instrumentos bons e equipamentos sonoros de qualidade, com microfones, amplificadores, caixas de som, e iluminação”, enumera. “A gente está preparando um cenário realmente profissional, para que eles possam usufruir e mostrar todo o seu talento”, adianta.

O espetáculo dos alunos será intercalado por apresentações de outros grupos musicais formados por crianças e adolescentes ligados a escolas, igrejas e demais instituições sociais convidadas a integrar o festival. A banda do Grupo Reviver, da Guarda Mirim e Lyra dos Campos estão entre as atrações confirmadas. A realização do festival integra o projeto aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura e conta com recursos da Lei Paulo Gustavo, através do Ministério da Cultura.

Uma jornada de transformação

Para Ricardo Corrêa, o projeto ‘Música para Todos’ foi uma verdadeira jornada de transformação. “Alguns alunos começaram realmente muito tímidos, com vergonha de tocar ou trabalhar a voz, mas foram se soltando durante as aulas. A música ajuda o jovem a se expressar e colocar para fora aquilo que está pensando, com certeza isso vai ser bem impactante na hora em que eles forem se apresentar’, garante. Além da mudança de comportamento, ele destaca que as crianças e adolescentes evoluíram significativamente com o projeto. “O maior aprendizado que a música traz é a questão da disciplina. Aqueles que ensaiaram e levaram a sério realmente foram transformados. Eu sempre tento comparar a música com o dia a dia deles e eles entenderam que essa disciplina é importante para a rotina de estudos e no aprendizado de algo diferente”, pontua.

Impacto fora dos palcos

Se fosse possível ouvir o impacto do ‘Música para Todos’ fora dos palcos, Ricardo acredita que seria um som alegre e vibrante. “Seria um som de agradecimento e de parcerias também. Os pais foram muito presentes, gravaram praticamente todas as aulas e os alunos quase não faltaram. Gostaram das aulas e sentiram o impacto forte que é a música na vida deles”, salienta, destacando o envolvimento das famílias na iniciativa. Ele acrescenta ainda que a principal mensagem do projeto é justamente permitir que as crianças e adolescentes sintam o poder transformador da música. “Você não vê a música, mas sente a vibração e isso faz com que ela mude o mundo ao seu redor. A música é capaz de transformar qualquer ambiente”, garante.

‘Música para Todos’

O projeto ‘Música para Todos’ existe desde 2016 e já levou o ensino de música a centenas de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Nesta edição, participaram 90 alunos, com idades entre 9 e 18 anos, divididos em nove turmas. As aulas aconteceram semanalmente no Conservatório Maestro Paulino, com carga horária total de 360 horas. Os professores abordaram os fundamentos da música (harmonia, melodia e ritmo) e o aprendizado de instrumentos musicais como teclado, violão, guitarra, ukulele, contrabaixo, flauta, bateria e percussão. Puderam participar do projeto crianças e adolescentes ligados a instituições sociais acompanhadas pela Vara da Infância e Juventude, como o Grupo Reviver, a Casa do Piá, a Francisclara – Resgate da Criança e da Família, a Casa Lar, o Programa de Semiliberdade de Ponta Grossa, o Irmãos Cavanis, o Instituto João XXIII e o Instituto Duque de Caxias (Guarda Mirim).

Festival ‘Música para Todos’

Data: 16 de outubro

Horário: Das 9h às 11h30 e das 14h às 17h30

Local: Auditório da ACIPG

Endereço: Avenida Visconde de Taunay, 1855 - Ronda

Com informações de assessoria de imprensa 

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right