Cápsula do tempo guardará produtos do Grupo aRede
Materiais foram depositados na praça Marechal Floriano Peixoto, na região central de Ponta Grossa
Publicado: 15/08/2024, 20:37
Quem passou pela praça Marechal Floriano Peixoto no Centro de Ponta Grossa, na tarde desta quinta-feira (15), pode presenciar e fazer parte de um momento histórico para a cidade. Uma cápsula do tempo foi depositada no local próximo ao obelisco construído em homenagem aos fundadores do município e ao monumento do sesquicentenário da ‘Princesa dos Campos’.
A cápsula contém fotos, jornais, documentos e cartas escritas por autoridades de Ponta Grossa para as futuras gerações. A Secretaria Municipal de Cultura compartilhou uma lista dos itens que foram guardados, como uma medalha em metal da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada, um cartão de transporte da Viação Campos Gerais, uma miniatura de trem da empresa Rumo, pendrives com dados sobre a cidade, além de uma carta escrita pelo ex-bispo diocesano Dom Sergio Arthur Braschi.
Itens produzidos pelo Grupo aRede, como o Jornal da Manhã, a Revista PG Competitiva e o Anuário Regional Caminhos dos Campos Gerais também estão incluídos na lista. Tudo foi devidamente lacrado e deverá ser reaberto ao público somente em 2073, quando o município completa 250 anos de fundação.
Todo trabalho de organização da cápsula do tempo foi acompanhado por uma comissão especial. O mesmo grupo também foi responsável pela retirada de outra cápsula armazenada no mesmo local em 1973, quando o município completou 150 anos. No ano passado, os ponta-grossenses tiveram a oportunidade de revisitar o material, durante as comemorações do bicentenário da cidade.
“Em 2023, o dia da abertura foi um dia muito bonito. Essa experiência foi muito marcante e teve o acompanhamento de uma equipe técnica. A gente quer que daqui a 50 anos as pessoas tenham essa mesma sensação de emoção e orgulho de Ponta Grossa, quando a nova cápsula for reaberta”, deseja Alberto Portugal, secretário municipal de Cultura. O chefe da pasta ainda explica que havia um pedido para que quando a cápsula de 1973 fosse aberta, uma nova cápsula fosse depositada em seguida.
GALERIA DE FOTOS
NOVA CÁPSULA - A secretaria municipal de Cultura ainda deve depositar uma segunda cápsula em setembro. O material será colocado junto ao monumento Revoada, na avenida Dom Geraldo Pellanda, no bairro Uvaranas. A construção foi feita em comemoração aos 200 anos de Ponta Grossa. Os itens devem ser revisitados apenas em 2074.
MEMÓRIA - Todo o conteúdo da cápsula do tempo, que teve a colaboração de autoridades e de estudantes daquela época, foi direcionado ao Museu Municipal Aristides Spósito, na Mansão Vila Hilda, no Centro de Ponta Grossa. Portanto, os ponta-grossenses podem analisar e estudar os objetos que fizeram parte da história da cidade.