Livro explora os segredos do mundo subterrâneo de PG | aRede
PUBLICIDADE

Livro explora os segredos do mundo subterrâneo de PG

O lançamento do livro fotográfico "Cavidades subterrâneas de Ponta Grossa: um olhar ao desconhecido" , acontece nesta sexta (6), às 18h, no auditório do PDE da UEPG

O livro é resultado de 10 anos de pesquisas no mundo subterrâneo e desconhecido de Ponta Grossa
O livro é resultado de 10 anos de pesquisas no mundo subterrâneo e desconhecido de Ponta Grossa -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O lançamento do livro fotográfico  "Cavidades subterrâneas de Ponta Grossa: um olhar ao desconhecido" , acontece nesta sexta (6), às 18h, no auditório do PDE da UEPG

O Grupo Universitário de Pesquisas Espeleológicas (GUPE) em parceria com a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), realiza nesta sexta-feira, (6), às 18h, o lançamento do livro fotográfico "Cavidades subterrâneas de Ponta Grossa: um olhar ao desconhecido" no auditório do PDE da UEPG, Campus Uvaranas. O livro é resultado de 10 anos de pesquisas no mundo subterrâneo e desconhecido de Ponta Grossa, município esse, que possui o maior número de cavernas do Sul do Brasil.

Com 110 cavernas catalogadas pelo GUPE, formadas em rochas areníticas das formações Furnas e Campo Mourão (Arenito Vila Velha), os ponta-grossenses poderão ver as particularidades das cavidades do município, como por exemplo, as furnas (um tipo específico de cavidade, como a Furna do Buraco do Padre), e diferentes feições desenvolvidas por processos naturais, como cúpulas, dutos, alvéolos e espeleotemas. Além de características físicas, destaca-se a ocorrência de uma grande diversidade de elementos biológicos, incluindo morcegos, anuros (sapos, rãs e pererecas) e sobretudo invertebrados, além da rara presença de espécie troglóbia, animais restritos às cavernas e ambientes sem luz solar. Essas e outras características trazem relevância nacional e internacional para as cavidades da região, mas ainda há uma imensa área não explorada e estudada.

Segundo Henrique Simão Pontes, Geógrafo, Professor do Departamento de Geociências da UEPG, membro do GUPE e um dos organizadores da publicação o objetivo do livro é "divulgar as cavidades subterrâneas e mostrar que nossa cidade é conhecida nacionalmente por seus ambientes cavernícolas. Os registros apresentados neste livro constituem uma ferramenta que permite uma aproximação da população de Ponta Grossa com as cavidades subterrâneas areníticas, configura um material de divulgação do patrimônio natural local, suas riquezas naturais, importância e os desafios para conservação destes ambientes". 

Em 143 páginas o livro faz um breve mergulho na história do grupo universitário e nos vários registros realizados durante as explorações e saídas de campo para pesquisas. Em diferentes explorações fotográficas, o imaginário de um mundo sujo, escuro e sem vida é substituído pela surpresa de um espaço vivo e peculiar. Ao folhear as páginas o público se encantará ao conhecer o mundo espeleológico de Ponta Grossa, um novo olhar surgirá para conceber a região. No prefácio, Mário Sérgio de Melo, professor de Geologia da UEPG e membro da Academia de Letras dos Campos Gerais ressalta como as fotografias do livro descartam as legendas, Mário espera que os registros “encantem, despertem corações e mentes, e inspire outros trabalhos que nos ajudem a compreender e respeitar melhor as interações natureza e sociedade”.

 Os 250 exemplares do livro foram realizados com recursos do Fundo Estadual do Meio Ambiente (FEMA) e com apoio da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (SEDEST) do Governo do Paraná, Instituto de Terras, Cartografia e Geologia do Paraná (ITCG) e Fundação Grupo Boticário. Para obter um exemplar, é necessário a doação de um pacote de 1kg de ração seca e cinco sachês de ração úmida de 85g ou 100g (para felinos ou caninos). A iniciativa busca ajudar a causa de proteção animal em Ponta Grossa.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE