PUBLICIDADE

Cidades da região caem na folia neste carnaval

Carnaval de rua em Ponta Grossa
Carnaval de rua em Ponta Grossa -

Tibagi tem o carnaval mais badalado da região. Em Ponta Grossa, desfile fica a cargo da Liga das Escolas de Samba

O Carnaval centenário de Tibagi, que nesse ano completa 120 anos de história, é recheado de atrações e recebe um número de turistas significativo. A festa é gratuita e acontece de sexta a terça-feira na Praça Edmundo Mercer. O destaque da folia fica por conta do show nacional com o grupo Exalta, que acontece no sábado (22), às 22h30. A Bananeiras Brass Band, fará uma apresentação no palco antes da grande atração. Esta edição também contará com a Roda de Samba Tiruílas, que vai animar os intervalos entre as matinês e o início da programação noturna nas tendas. A Banda Interprise e o Grupo Arte e Conquista serão responsáveis pela animação da Tenda Principal e Tenda do Samba, respectivamente.

O Corso – desfile de carros decorados - chega aos 110 anos de tradição em 2020. Surgiu em 1910, com a organização de Manoel Evêncio da Costa Moreira, o Cadete, que reuniu mascarados e músicos em um desfile que entrou para a história do município. O desfile de rua, com blocos surgiu em 1931 e nunca parou. O evento que se tornou importante no calendário da cidade e da região, já que o Carnaval de Tibagi reúne muitos turistas, espera neste ano, superar os 50 mil foliões da última edição.

O município não conta com escolas de samba, mas possuí quatro baterias: São José, Municipal, Nequinho e 18 de Março que se juntam para ensaiar para a festa. E ainda têm as matinês, que não deixam ninguém de fora. Serão três para o público infantil: Sábado, domingo e terça às 13h30, e uma para a Melhor Idade, na segunda, às 13h. Todas as atrações são realizadas na Praça Edmundo Mercer. A programação completa está disponível no site tibagi.pr.gov.br

Ponta Grossa

Sem grandes estruturas e sem nenhuma verba pública, as escolas de Ponta Grossa se uniram, mais uma vez, para colocar os pés na avenida em uma luta para não deixar o samba morrer. A festa popular que já viveu grandes momentos na cidade, neste ano, contará com o desfile de três escolas, que não vão competir, mas vão unir forças no que chamam de ‘Carnaval da Resistência’. A folia acontece no sábado (22), com início previsto para às 20h, na avenida Vicente Machado.

Vão desfilar na passarela do samba a Baixada Princesina, Ases da Vila e Cidade de Olarias. Escolas que fazem parte de uma herança familiar, movidas por uma paixão passada de geração em geração. Silvana Aparecida Gomes da Silva, é diretora de departamentos na Ases, e há décadas participando do carnaval se alegra em ver uma nova safra de apaixonados pelo Carnaval. “Eu tenho meus seis netos, e eles saem na avenida, tenho minhas cunhadas que tem minhas sobrinhas e todas saem na avenida, filhos, filha, marido, compadre, compadre, a mãe com 93 anos sai de baiana, isso me entusiasma, conta.

Para conseguir fazer bonito na avenida, as escolas contaram com o apoio que receberam de empresas, patrocinadores e algumas pessoas físicas também que ajudaram. Se reunindo nas casas dos integrantes e usando os cômodos para costurar e ensaiar, elas se prepararam nos últimos meses e agora vão para avenida, junto com outros blocos independentes – de times, clubes, atléticas etc – prometendo animar os foliões. “É a cultura popular mais antiga da nossa cidade, então porque deixar morrer? Ver a alegria das crianças na avenida, as pessoas felizes, que não tem dinheiro para viajar, estar nos grandes salões, nos clubes, merecem ver o carnaval”, comenta Anderson Pedroso, embaixador do carnaval de Ponta Grossa.

Antes do desfile, das 14 às 18 horas deste sábado, o Bloco dxs Polacxs levará muita animação à Praça Barão de Guaraúna.

Carambeí

Em Carambeí a população pode participar da ‘Domingueira de Carnaval’ que acontece dia 23, a partir das 14h na Praça Cívica. Entre as atividades, estão inclusos concurso de fantasia, pintura facial e distribuição de algodão doce gratuitos- todas atividades voltadas para as crianças. Para o público geral entrar no clima, a Fanfarra Municipal vai se apresentar na praça tocando marchinhas de carnaval, e o encerramento ficará por conta do Grupo Marca Galponeira.

Palmeira

Palmeira tem o Carnaval mais alternativo da região, o "Bier Park" em Witmarsum. Essa opção é para quem quer algo diferente, mais tranquilo, apreciando bebidas de qualidade e comidas típicas em meio à natureza. A quarta edição da festa será realizada no sábado (22) e domingo (23), no Centro Cultural Social e Recreativo Witmarsum, das 10h às 19h.

A festa vai ter muitas atrações como passeio a cavalo e de pônei, arco e flecha, bebidas artesanais e comidas típicas. E ainda tem a parte musical com três bandas que mesclam estilos como folk, country, blues, música medieval e irlandesa: a Mandala Folk, a Captain Cornelius, e a Cheap Project. O ingresso para um dia custa R$10 e para os dois dias, mais direito a camping, sai por R$30.

Jaguariaíva

Durante o feriado prolongado os moradores de Jaguariaíva vão poder se divertir no ‘X Carnaval para Todos’.  O evento será realizado na terça (25) no Clube Recreativo Municipal Dona Elvira Puglielli Xavier, quando acontece a Matinê infanto-juvenil das 13h às 17h. No local haverá a comercialização de salgados e refrigerantes pelo Centro de Assistência Social Maria Imaculada (CASMI), que terá toda sua renda revertida para projetos que desenvolvem com a comunidade. A fantasia é opcional, mas os foliões mais criativos e animados serão premiados.

História

Os blocos de Carnaval do Rio de Janeiro já foram para as ruas no início do mês, mas o tradicional desfile das escolas de samba do Grupo Especial acontece nos dias 23 e 24 de fevereiro. A parada carnavalesca realizada no Sambódromo da Marquês de Sapucaí, é uma atração de encher os olhos e por sua grandeza atrai turistas de muitos lugares – em 2019 foram mais de 7 milhões de foliões. Apesar de famoso no mundo todo, muitos brasileiros não conhecem a origem da festa. 

A Free Walker Tours preparou um infográfico contando a história da festa que faz parte da cultura do país. De acordo com a agência de turismo, as raízes da festa datam de mais de 3.300 anos, passando pelas festas agrárias dos povos primitivos, que celebravam as terras, o campo e a agricultura, pelo registro sobre os cultos a Dionísio, o Concílio em que bispos cristãos se reuniram na cidade de Nícea da Bítinia e estabeleceram oficialmente a prática da Quaresma, até chegar em 590 D.C, quando o PAPA Gregório I, o Grande, coloca definitivamente o Carnaval no calendário eclisástico.

No Brasil, os bailes de Carnaval, inspirados nas festas europeias, começaram a fazer sucesso nos anos 1840. Já a criação de clubes e blocos, com o surgimento de um cordão carnavalesco, teve início a partir de 1855. Confira a história completa no infográfico da Free Walker.

Curiosidade

Acredita-se que o termo Carnaval tenha se originado da expressão em latim ‘Carnem Levare’, que significa abster-se da carne, uma das exigências da Quaresma. Quando o Carnaval terminasse, então se iniciaria a quaresma, sem o consumo da carne.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE URBE

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE