Cidades da região caem na folia neste carnaval

Tibagi tem o carnaval mais badalado da região. Em Ponta Grossa, desfile fica a cargo da Liga das Escolas de Samba


O Carnaval centenário de Tibagi, que nesse ano completa 120 anos de história, é recheado de atrações e recebe um número de turistas significativo. A festa é gratuita e acontece de sexta a terça-feira na Praça Edmundo Mercer. O destaque da folia fica por conta do show nacional com o grupo Exalta, que acontece no sábado (22), às 22h30. A Bananeiras Brass Band, fará uma apresentação no palco antes da grande atração. Esta edição também contará com a Roda de Samba Tiruílas, que vai animar os intervalos entre as matinês e o início da programação noturna nas tendas. A Banda Interprise e o Grupo Arte e Conquista serão responsáveis pela animação da Tenda Principal e Tenda do Samba, respectivamente.

O Corso – desfile de carros decorados - chega aos 110 anos de tradição em 2020. Surgiu em 1910, com a organização de Manoel Evêncio da Costa Moreira, o Cadete, que reuniu mascarados e músicos em um desfile que entrou para a história do município. O desfile de rua, com blocos surgiu em 1931 e nunca parou. O evento que se tornou importante no calendário da cidade e da região, já que o Carnaval de Tibagi reúne muitos turistas, espera neste ano, superar os 50 mil foliões da última edição.

O município não conta com escolas de samba, mas possuí quatro baterias: São José, Municipal, Nequinho e 18 de Março que se juntam para ensaiar para a festa. E ainda têm as matinês, que não deixam ninguém de fora. Serão três para o público infantil: Sábado, domingo e terça às 13h30, e uma para a Melhor Idade, na segunda, às 13h. Todas as atrações são realizadas na Praça Edmundo Mercer. A programação completa está disponível no site tibagi.pr.gov.br

 

Ponta Grossa

Sem grandes estruturas e sem nenhuma verba pública, as escolas de Ponta Grossa se uniram, mais uma vez, para colocar os pés na avenida em uma luta para não deixar o samba morrer. A festa popular que já viveu grandes momentos na cidade, neste ano, contará com o desfile de três escolas, que não vão competir, mas vão unir forças no que chamam de ‘Carnaval da Resistência’. A folia acontece no sábado (22), com início previsto para às 20h, na avenida Vicente Machado.

Vão desfilar na passarela do samba a Baixada Princesina, Ases da Vila e Cidade de Olarias. Escolas que fazem parte de uma herança familiar, movidas por uma paixão passada de geração em geração. Silvana Aparecida Gomes da Silva, é diretora de departamentos na Ases, e há décadas participando do carnaval se alegra em ver uma nova safra de apaixonados pelo Carnaval. “Eu tenho meus seis netos, e eles saem na avenida, tenho minhas cunhadas que tem minhas sobrinhas e todas saem na avenida, filhos, filha, marido, compadre, compadre, a mãe com 93 anos sai de baiana, isso me entusiasma, conta.

Para conseguir fazer bonito na avenida, as escolas contaram com o apoio que receberam de empresas, patrocinadores e algumas pessoas físicas também que ajudaram. Se reunindo nas casas dos integrantes e usando os cômodos para costurar e ensaiar, elas se prepararam nos últimos meses e agora vão para avenida, junto com outros blocos independentes – de times, clubes, atléticas etc – prometendo animar os foliões. “É a cultura popular mais antiga da nossa cidade, então porque deixar morrer? Ver a alegria das crianças na avenida, as pessoas felizes, que não tem dinheiro para viajar, estar nos grandes salões, nos clubes, merecem ver o carnaval”, comenta Anderson Pedroso, embaixador do carnaval de Ponta Grossa.

Antes do desfile, das 14 às 18 horas deste sábado, o Bloco dxs Polacxs levará muita animação à Praça Barão de Guaraúna.

 

Carambeí

Em Carambeí a população pode participar da ‘Domingueira de Carnaval’ que acontece dia 23, a partir das 14h na Praça Cívica. Entre as atividades, estão inclusos concurso de fantasia, pintura facial e distribuição de algodão doce gratuitos- todas atividades voltadas para as crianças. Para o público geral entrar no clima, a Fanfarra Municipal vai se apresentar na praça tocando marchinhas de carnaval, e o encerramento ficará por conta do Grupo Marca Galponeira.

 

Palmeira

Palmeira tem o Carnaval mais alternativo da região, o "Bier Park" em Witmarsum. Essa opção é para quem quer algo diferente, mais tranquilo, apreciando bebidas de qualidade e comidas típicas em meio à natureza. A quarta edição da festa será realizada no sábado (22) e domingo (23), no Centro Cultural Social e Recreativo Witmarsum, das 10h às 19h.

A festa vai ter muitas atrações como passeio a cavalo e de pônei, arco e flecha, bebidas artesanais e comidas típicas. E ainda tem a parte musical com três bandas que mesclam estilos como folk, country, blues, música medieval e irlandesa: a Mandala Folk, a Captain Cornelius, e a Cheap Project. O ingresso para um dia custa R$10 e para os dois dias, mais direito a camping, sai por R$30.

 

Jaguariaíva

Durante o feriado prolongado os moradores de Jaguariaíva vão poder se divertir no ‘X Carnaval para Todos’.  O evento será realizado na terça (25) no Clube Recreativo Municipal Dona Elvira Puglielli Xavier, quando acontece a Matinê infanto-juvenil das 13h às 17h. No local haverá a comercialização de salgados e refrigerantes pelo Centro de Assistência Social Maria Imaculada (CASMI), que terá toda sua renda revertida para projetos que desenvolvem com a comunidade. A fantasia é opcional, mas os foliões mais criativos e animados serão premiados.

 

História

Os blocos de Carnaval do Rio de Janeiro já foram para as ruas no início do mês, mas o tradicional desfile das escolas de samba do Grupo Especial acontece nos dias 23 e 24 de fevereiro. A parada carnavalesca realizada no Sambódromo da Marquês de Sapucaí, é uma atração de encher os olhos e por sua grandeza atrai turistas de muitos lugares – em 2019 foram mais de 7 milhões de foliões. Apesar de famoso no mundo todo, muitos brasileiros não conhecem a origem da festa. 

A Free Walker Tours preparou um infográfico contando a história da festa que faz parte da cultura do país. De acordo com a agência de turismo, as raízes da festa datam de mais de 3.300 anos, passando pelas festas agrárias dos povos primitivos, que celebravam as terras, o campo e a agricultura, pelo registro sobre os cultos a Dionísio, o Concílio em que bispos cristãos se reuniram na cidade de Nícea da Bítinia e estabeleceram oficialmente a prática da Quaresma, até chegar em 590 D.C, quando o PAPA Gregório I, o Grande, coloca definitivamente o Carnaval no calendário eclisástico.

No Brasil, os bailes de Carnaval, inspirados nas festas europeias, começaram a fazer sucesso nos anos 1840. Já a criação de clubes e blocos, com o surgimento de um cordão carnavalesco, teve início a partir de 1855. Confira a história completa no infográfico da Free Walker.


Curiosidade

Acredita-se que o termo Carnaval tenha se originado da expressão em latim ‘Carnem Levare’, que significa abster-se da carne, uma das exigências da Quaresma. Quando o Carnaval terminasse, então se iniciaria a quaresma, sem o consumo da carne.




Charge do JM deste fim de semana (22 a 26/02)

Charge do JM deste fim de semana (22 a 26/02)...

Confira seu horóscopo para este Sábado (22/02)

Confira seu horóscopo para este Sábado (22/02)...

Confira a coluna RC desta Sábado (22/02)

Confira a coluna RC desta Sábado (22/02)...

“Gênesis” vem com uma proposta de novela bem diferente

“Gênesis” vem com uma proposta de novela bem diferente...

Nova era no aeroporto

Nova era no aeroporto...

Capa da edição deste fim de semana prolongado (22 a 26/02/2020)

Capa da edição deste fim de semana prolongado (22 a 26/02/2020)...

Licitação do aeroporto ocorre em março e obras terão início até junho

Licitação do aeroporto ocorre em março e obras terão início até junho...

Furto da fiação elétrica de obra gera prejuízo à Apadevi

Furto da fiação elétrica de obra gera prejuízo à Apadevi...

Confira a coluna RC desta Sexta-feira (21/02)

Confira a coluna RC desta Sexta-feira (21/02)...

Confira seu horóscopo para esta Sexta-feira (21/02)

Confira seu horóscopo para esta Sexta-feira (21/02)...

Vice da Band vê “projeto político” por trás da criação da CNN Brasil

Vice da Band vê “projeto político” por trás da criação da CNN Brasil...

Produção do grãos no PR deve atingir 24 mi de toneladas

Produção do grãos no PR deve atingir 24 mi de toneladas...

Charge do JM deste dia 21-02

Charge do JM deste dia 21-02...

Vereador de PG denuncia “apologia à ideologia de gênero” em livro

Vereador de PG denuncia “apologia à ideologia de gênero” em livro...
Comentários

Deixe uma resposta

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Últimas Notícias

Capa do Dia

CHARGE DO DIA

REDES SOCIAIS