Rômulo Cury
Coluna RC entrevista Tânia Maria Sviercoski Pinto
Acompanhe a entrevista, e se inspire nessa mulher
Da Redação | 24 de novembro de 2023 - 02:30

QUEM FAZ ACONTECER! ESPECIAL 2023 por Rômulo Cury
Exalando força feminina, a competente a Tania Maria Sviercoski Pinto, faz um balanço mais do que positivo em 2023. Realizada pessoal e profissionalmente, coordenou diversos projetos, entre eles, o Programa Mulher + Segura PG, que busca dentre outros objetivos, prevenir o assédio e as várias formas de violência contra as mulheres, bem como sensibilizar a comunidade sobre a importância do engajamento de todos na luta pelo fim da violência doméstica e familiar.
Para essa mulher de fibra, são 4 os ingredientes de sucesso, foco, determinação, fé e coragem! Acompanhe a entrevista, e se inspire nessa mulher.
RC - Qual seu principal projeto e ou conquista em 2023?
Tania - Foi um ano de muito trabalho e avançamos muito, colocando em prática vários projetos voltados à melhoria da segurança da nossa população, dentre eles o Programa Vizinhança Segura, que além dos bairros Jardim Amália, Ibirapuera, Vila Cipa e Costa Rica, foi ampliado para o centro de Ponta Grossa. O programa visa o fortalecimento das relações entre administração pública e cidadãos e destes com os moradores do seu entorno, ampliando a segurança de todos que vivem nessas regiões. Também lançamos o Programa Mulher + Segura PG, que busca dentre outros objetivos, prevenir o assédio e as várias formas de violência contra as mulheres, bem como sensibilizar a comunidade sobre a importância do engajamento de todos na luta pelo fim da violência doméstica e familiar, fornecendo às mulheres da nossa cidade, ferramentas para ampliar a sua proteção, dentre elas a disponibilização do aplicativo “Mulher + Segura”, que está sendo utilizado pelas mulheres com medidas protetivas de urgência e possibilita a comunicação imediata à Patrulha Maria da Penha em caso de descumprimento de medida protetiva por parte do agressor. Por meio desse aplicativo, a mulher pode enviar imagens, áudio e vídeo da situação, possibilitando uma atuação mais assertiva das forças de segurança. Além do aplicativo, o programa contempla a entrega do selo” Mulher + Segura PG” aos bares e casas noturnas da nossa cidade que atendam as diretrizes do Decreto Municipal 22.225/2023, dentre eles, a disponibilização de um drink específico às mulheres que tenham sido vítimas de assédio ou violência nesses locais. Após o pedido do drink, a Patrulha Maria da Penha é acionada pelo estabelecimento e prestará todo o apoio a essa mulher, para que ela chegue segura em sua casa e possa formalizar a denúncia da violência sofrida. Esse programa, inclusive, rendeu o prêmio de Gestão Inovadora, recebido pela Prefeita Elizabeth Schimdt durante o 9o. Congresso Paranaense de Cidades Digitais e Inteligentes, na cidade de Londrina/PR, o que foi motivo de muito orgulho pra mim e toda e equipe que trabalhou no projeto. Além desses programas desenvolvidos em 2023, tivemos avanços em outras frentes, como ampliação do monitoramento da nossa cidade, aliado ao uso de recursos tecnológicos que otimizaram o trabalho das forças de segurança.
RC - Qual expectativa/projeção para 2024 no seu negócio?
Tania - Continuar focada no trabalho integrado entre as forças de segurança, trabalhar na implantação da “Muralha Digital” na nossa cidade, que trará ainda mais segurança aos nossos munícipes, além de realizar a ampliação e reforma do Centro de Controle e Operações da Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública, que se faz necessária para recepcionar com qualidade todas as imagens captadas com a ampliação das câmeras em diversos pontos da nossa cidade.
RC -Que fatores você considera para o sucesso da sua trajetória? O que te fez chegar aonde e chegou?
Tania - Foco, determinação, fé e coragem para enfrentar desafios e poder contar com o apoio dos familiares e de uma equipe engajada e motivada para dar o melhor de si em prol do próximo.
RC - Qual você acredita ser a competência do futuro?
Tania - Com toda a certeza a compreensão do mundo que nos cerca para conseguirmos entregar soluções inovadoras para as necessidades de uma sociedade em constante evolução e cada vez mais exigente.
RC - Qual conselho daria para quem quer empreender, ou começar um novo projeto?
Tania - Aprendizado e atualização constante na área que deseja atuar, além de uma pitada de ousadia e resiliência frente às dificuldades inerentes ao processo e muita fé no seu potencial são fundamentais.