Ponta Grossa
Tônia Mansani recebe título de 'Embaixadora da Inovação' e destaca governança em PG
Presidente da Agência de Inovação diz que reconhecimento é resultado de trabalho de "muitas mãos" em prol do desenvolvimento do município
João Bobato | 17 de dezembro de 2025 - 04:50
A presidente da Agência de Inovação de Ponta Grossa, Tônia Mansani, celebrou a conquista do título de Embaixadora da Inovação do Paraná reconhecendo o trabalho feito em conjunto ao município. Em entrevista ao Portal aRede e Jornal da Manhã, a gestora agradeceu o reconhecimento e afirma que a inovação de Ponta Grossa é feita por muitas mãos. "A organização do nosso território, denominado Vale dos Trilhos, é um trabalho de muitas pessoas, inclusive a da prefeita Elizabeth Schmidt (União Brasil), e que eu estou à frente, portanto, este reconhecimento veio até mim por estar liderando esta função. A inovação não é um trabalho solitário, é trabalho de um time. É uma honra incrível, mas o título não é só meu, também é da cidade", diz.
Tônia contou à Reportagem que a cerimônia contou com outras personalidades homenageadas por suas atividades que ajudam o Paraná a ser um estado inovador. "O Estado tem diferentes lideranças neste setor e, por meio deste decreto, ele reconhece quem faz acontecer a inovação nos municípios", diz. Para ela, ser embaixadora da inovação fortalece sua posição como porta-voz do desenvolvimento de Ponta Grossa. "Quero mostrar a cidade para o Brasil e a outros países, para que vejam que Ponta Grossa é voltada para o futuro. Além disso, temos um desafio para encaminhar o Parque Tecnológico, e avançamos com o seu projeto de Plano Diretor, esse é o nosso projeto para os próximos 3 anos, fazer realmente o parque sair do papel", conta.
A presidente da Agência de Inovação ainda compartilhou detalhes sobre novos investimentos para o setor, que devem ser anunciados ainda nesta semana. "Recentemente empossamos o Conselho de Ciência e Tecnologia no nosso município e criamos o Fundo da Inovação. Por meio dele, vamos receber um recurso destinado à manutenção do Estação Hub, um prédio histórico, que pretendemos fazer a manutenção na cobertura, além de investimentos em Inteligência Artificial (IA), em parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTF-PR), e também o projeto para terminarmos o estúdio de podcast dentro do hub, que é um serviço que todo mundo pode utilizar dentro do ecossistema gratuitamente", disse com exclusividade à reportagem. Para Tônia, estes investimentos são possíveis porque o trabalho realizado em inovação na cidade valoriza a seriedade de trabalhar inovação com política pública.
A gestora reforça a importância da construção de política pública com a sociedade. "Nosso legado, sem dúvida, é a governança forte em que temos setores privados, agências de fomento, as instituições acadêmicas, todos trabalhando juntos através do Vale dos Trilhos". Na perspectiva de Tônia, este legado de desenvolvimento da inovação transcenderá futuras gestões municipais, mostrando que o trabalho desenvolvido pela Agência é uma conquista da sociedade ponta-grossense. Para ela, a meta mais almejada pela instituição é tornar Ponta Grossa em uma cidade que se destaca na exportação de conhecimento, o que resultará em uma geração de riqueza mais forte e embasada na saúde, educação e infraestrutura.