PUBLICIDADE

PL pode reduzir multas e tornar trânsito mais seguro em PG; entenda

O projeto, de autoria do vereador Professor Careca, visa a mudança nos semáforos com radares do município

Exemplo de semáforo com radar em Ponta Grossa
Exemplo de semáforo com radar em Ponta Grossa -

Nesta quinta-feira (16), o vereador Professor Careca (PV) protocolou o Projeto de Lei nº 389/2025, que propõem mudanças nos semáforos com radares em Ponta Grossa. A medida visa a instalação de temporizadores regressivos ou numerais indicadores de tempo nos semáforos com radares em toda a cidade.  

Conforme o texto do PL, será obrigatório a instalação e manutenção de temporizadores regressivos com numerais indicadores de tempo em todos os semáforos que possuam equipamentos de fiscalização eletrônica de trânsito, inclusive radares, detectores de avanço de sinal vermelho ou de velocidade. Fica estabelecido ainda que, os temporizadores deverão informar, de forma clara e visível aos condutores e pedestres, o tempo restante para a mudança do sinal luminoso, em todas as fases (verde, amarelo e vermelho).  

Professor Careca (PV) explica a importância das mudanças. “Esse projeto é uma resposta aos diversos pedidos que recebemos de motoristas da nossa cidade. Essa mudança já é uma realidade de diversos municípios em nosso estado, e os números mostram uma redução importante no número de acidentes”, afirma o parlamentar.  

O vereador ainda destaca que a medida é um avanço para um trânsito mais seguro e eficiente. “A partir dessa adequação, teremos um avanço em favor de um trânsito mais humano, previsível e educativo, consolidando Ponta Grossa como referência em gestão moderna e transparente de mobilidade urbana”, conta Professor Careca.  

A medida também estabelece que a Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública deverá realizar a substituição dos semáforos já existentes, de forma gradativa e programada, no prazo máximo de 180 dias após a publicação da Lei. Durante o período de substituição, fica vedada a aplicação de penalidades por avanço de sinal vermelho em semáforos que não possuam temporizador ou numeral indicador de tempo.  

Após protocolado, o Projeto de Lei deverá passar pelas Comissões Permanentes da Câmara Municipal nos próximos dias e, posteriormente, enviado para leitura em Plenário e votação.

Das Assessorias.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE PONTA GROSSA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE