Ponta Grossa
Mabel e Elizabeth assinam pacto pela paz no 2º turno das eleições
Iniciativa propõe que o pleito aconteça de forma segura, igualitária, inclusiva, livre de assédio eleitoral, de desinformação e de discurso de ódio
Matheus Gaston | 11 de outubro de 2024 - 07:00
Elizabeth Schmidt (União) e Mabel Canto (PSDB), candidatas que concorrem ao segundo turno das eleições municipais em Ponta Grossa, assinaram na manhã desta quinta-feira (10) o ‘Pacto Eleições 2024 no Caminho da Paz’. A solenidade foi realizada no Fórum Eleitoral e teve a participação do presidente do Tribunal Superior Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, e do juiz da 14ª Zona Eleitoral, Gilberto Romero Perioto.
O pacto propõe que o pleito aconteça de forma segura, igualitária, inclusiva, livre de assédio eleitoral, de desinformação e de discurso de ódio. Entidades de todo o Paraná foram convidados pelo TRE-PR para apoiar a iniciativa - já há mais de 350 signatários, entre candidatas e candidatos, partidos políticos, coligações, federações, veículos da imprensa, sindicatos, associações, instituições religiosas, universidade, institutos e demais empresas, tanto públicas como privadas.
De acordo com o juiz Gilberto Romero Perioto, a iniciativa é uma medida preventiva para evitar confusões no segundo turno das eleições municipais. “A ideia da Justiça Eleitoral é fomentar um debate moderado, a crítica bem feita, além de evitar ataques e a disseminação de informações falsas, garantindo que o processo eleitoral ocorra de maneira tranquila e transparente”, explica.
A busca pela paz nas eleições ocorre em cumprimento ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes) da Organização das Nações Unidas (ONU). Por meio do pacto, serão realizadas ações de prevenção e combate às fraudes nas cotas de gênero e medidas para educar e conscientizar o eleitorado.
A candidata Mabel Canto, do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), destaca a importância do pacto proposto pela Justiça Eleitoral. “As campanhas sempre acabam se polarizando e os ânimos se exaltam. É importante que a gente mantenha o respeito e uma comunicação com a verdade, respeitosa”, aponta a deputada estadual.
A candidata Elizabeth Schmidt, do União Brasil, considera que a busca pela paz deve acontecer em diferentes esferas sociais. “É importante que tenhamos em mente que a política e o processo eleitoral são passionais, principalmente nas redes sociais. O pacto é importante nessa reta final da eleição”, declara a atual prefeita de Ponta Grossa.
Além de garantir a segurança nas eleições municipais, o TRE-PR também busca promover a igualdade e a inclusão nos processos eleitorais. Isso significa assegurar que todos os cidadãos, independentemente de sua condição social, econômica, ou física, tenham igual acesso às urnas na data do pleito.
APOIO - Marcelo Rangel (PSD) também disputou o primeiro turno das eleições em Ponta Grossa, mas ficou em terceiro lugar nas urnas. O deputado estadual irá anunciar no fim da tarde desta quinta quem irá apoiar no segundo turno. Questionada sobre uma possível aliança, Mabel Canto afirmou ao Portal aRede que “aqueles que quiserem somar aos nossos projetos serão bem-vindos”. Em relação a esse possível apoio de Rangel, a candidata a reeleição diz que isso faz parte da democracia. “Todos nós temos a liberdade e o direito de apoiar quem quisermos”, disse Elizabeth.