Cotidiano
Vias recuperadas no Jardim Carvalho estabelecem alternativas de tráfego
Desta forma, além de revitalizar as vias, novas rotas podem ser adotadas pelos motoristas, melhorando o trânsito de veículos
Da Redação | 20 de dezembro de 2024 - 06:25
Com a recuperação do pavimento de um conjunto de ruas e avenidas que somam 6,5 quilômetros na região do Jardim Carvalho, a Prefeitura de Ponta Grossa está criando condições para novas alternativas de tráfego entre esta região, Centro e Uvaranas. Desta forma, além de revitalizar as vias, novas rotas podem ser adotadas pelos motoristas, melhorando o trânsito de veículos.
A medida beneficia especialmente os motoristas que utilizam a Avenida Monteiro Lobato, desde o seu início, nas proximidades do Campus Centro da UEPG, bem como aqueles que utilizam a Rua Cel. Francisco Ribas e a Avenida Rocha Pombo – compreendendo as três principais ligações do Centro ao Jardim Carvalho, onde o tráfego tende a ser intenso em horários de pico. Com a frente de obras atual, são criadas alternativas por vias secundárias, desafogando as principais.
Para a prefeita Elizabeth Schmidt, as rotas alternativas vão contribuir para que os ponta-grossenses cheguem mais rápido até suas casas. “No trânsito de uma cidade grande como Ponta Grossa, existem algumas formas de resolver grandes problemas de tráfego. Uma delas requer grandes obras, como a ligação Órfãs e Boa Vista que estamos realizando ao final da Anita Garibaldi. Outra forma requer inteligência para demonstrar aos motoristas que novas rotas podem ser utilizadas, desafogando o trânsito. Com a revitalização destas ruas, certamente mais pessoas utilizarão estas rotas alternativas e assim criamos mudanças significativas e valiosas para os motoristas”, considera a prefeita.
“São obras que contribuem para melhorar o tráfego na região e reduzir o tempo de espera em cruzamentos e semáforos que recebem um grande volume de veículos, especialmente em horários de pico. São rotas que já existem na prática, porém, com este planejamento, nós poderemos demonstrar aos motoristas que existem trajetos diferentes, além daqueles que são mais utilizados e que podem contribuir para que os ponta-grossenses cheguem mais rápido até suas casas”, comenta o secretário de Serviços Públicos, Eduardo Marques.