Política
Paraná Pesquisas divulga estudo sobre cenário eleitoral de 2026
A amostra atinge um grau de confiança de 95% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2,5 pontos percentuais para os resultados gerais
Kadu Mendes | 27 de maio de 2025 - 02:26

Consulta eleitoral divulgada pelo instituto Paraná Pesquisas, nesta segunda-feira (26), mostra o senador Sergio Moro (União Brasil) liderando a disputa pelo governo do Paraná em 2026. Moro aparece na frente dos concorrentes em todos os cenários estimulados em que é citado. Para a realização da pesquisa foram ouvidos 1550 eleitores de 58 municípios do estado. A amostra atinge um grau de confiança de 95% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2,5 pontos percentuais para os resultados gerais.

PRIMEIRO CENÁRIO - O primeiro cenário da pesquisa questiona: “Se as eleições para Governador do Estado do Paraná fossem hoje e os candidatos fossem esses, em quem o(a) Sr(a) votaria?” O resultado aponta Sergio Moro (União) com 43,9% das intenções de voto. Requião Filho (PDT) aparece em segundo, com 18,1%. Entre os eleitores consultados, 17,9% disseram que votariam em Beto Richa (PSDB). Este cenário também apresenta aos eleitores os nomes de Guto Silva (PP) e Enio Verri (PT), ambos aparecem com menos pontos percentuais se comparado aos demais concorrentes. Enquanto Silva conta com 3,9% das intenções de voto, Verri figura com 2,6%.
Entre os eleitores consultados, 5,3% ‘não sabe ou não respondeu’ e 8,3% anulariam o voto ou votariam em branco.

SEGUNDO CENÁRIO - O segundo cenário do estudo da Paraná Pesquisas estipula a disputa para o Palácio do Iguaçu sem o nome de Sergio Moro. Os entrevistadores fizeram o seguinte questionamento: “se as eleições para Governador do Estado do Paraná fossem hoje e os candidatos agora fossem esses, em quem o(a) Sr(a) votaria?” O resultado revela Beto Richa (PSDB) com 22,6% das intenções de voto. Requião Filho (PDT) é o segundo, com 20,8%. Entre os eleitores consultados, 18,3% disseram que votariam em Alexandre Curi (PSD). Com 5,5% do eleitorado consultado aparece Guto Silva (PP), enquanto Enio Verri (PT) tem 3,2% das intenções de voto da pesquisa.
Neste cenário, o número de eleitores que não votaria em nenhum candidato ou que responderam que votariam em branco ou anulariam é de 21,7%. Entre os não sabem ou não responderam o percentual é de 7,9.

TERCEIRO CENÁRIO - O terceiro cenário apresentado pela Paraná Pesquisas aponta Sergio Moro (União) com 42,4% das intenções de voto. Requião Filho (PDT) tem 16,5%. Entre os eleitores consultados, 16,8% disseram que votariam em Beto Richa (PSDB). Depois, Alexandre Curi (PSD) conta com 9% das intenções de voto Enio Verri (PT) figura com 2,6 pontos percentuais. Entre os entrevistados, 8,1% não votariam em nenhum dos candidatos ou anulariam o voto, enquanto 4,6% não sabe ou não respondeu.

QUARTO CENÁRIO - Com 39,5% das intenções de voto, Sergio Moro aparece novamente à frente. Contudo, neste cenário, o nome de Rafael Greca (PSD) é uma das opções apresentadas. O ex-prefeito de Curitiba e atual secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável tem a preferência de 17,4% do eleitorado consultado. Requião Filho (PT) conta com 14,8%, Beto Richa (PSDB) com 14,6% e Enio Verri (PT) com 2,3%. Não votariam em nenhum destes candidatos ou anulariam o voto 7,3% do público integrante da pesquisa. Já 4% não opinou ou não soube responder.
EVENTUAL 2º TURNO - A Paraná Pesquisas também estipulou três eventuais cenários de segundo turno nas eleições para governador de 2026. No primeiro, Moro lidera com 58,1% das intenções de voto sobre Curi, que conta com 24% do eleitorado. Não votariam em nenhum dos candidatos ou anulariam o voto 12,6% do público da pesquisa. Os outros 5,4% não souberam responder ou não opinaram. Na disputa entre Moro e Beto Richa, o senador tem 55,1% das intenções de voto para o cargo de governador do Paraná. Por sua vez, Richa tem 28,7%. Não votariam em nenhum dos candidatos 11,3% e 4,9% não sabe ou não respondeu. No panorama entre Moro e Guto Silva, o ex-juiz tem 63,8% dos votos e Silva, 17,1%. Outros 12,9% não votariam em ambos e 6,2% não sabe ou não respondeu. Por fim, o instituto esboça um cenário de 2º turno entre Moro e Greca, no qual o senador aparece com 54,3% das intenções e o secretário do Desenvolvimento Sustentável do Paraná com 33,8%.
METODOLOGIA - A pesquisa de opinião pública realizada no estado do Paraná tem o objetivo de consultar à população sobre a situação eleitoral para o Executivo Estadual. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas pessoais, entre os dias 17 e 21 de maio de 2025.
A amostra do estudo é representativa do eleitorado da área pesquisada e foi selecionada em três etapas. Na primeira etapa realizou-se um sorteio probabilístico dos municípios onde as entrevistas foram realizadas através do método Probabilidade Proporcional ao Tamanho (PPT), considerando a população eleitora residente nos municípios como base para essa seleção.
Na segunda etapa, fez-se um sorteio probabilístico das localidades, onde as entrevistas foram realizadas, através do método PPT, tomando a população eleitora residente nas localidades como base para essa seleção.
Na terceira etapa, a seleção dos entrevistados dentro da localidade, foi feita utilizando-se quotas amostrais proporcionais, em função das seguintes variáveis: gênero, faixa etária, escolaridade e nível econômico.
AMOSTRAGEM - Foram entrevistadas 736 pessoas do gênero masculino e 814 do gênero feminino. Com relação à faixa etária, o público que mais opinou foi o de idade entre 45 e 59 anos, com 26,1% das entrevistas. Pessoas com 60 anos ou mais correspondem a 23,2% dos consultados pela equipe da Paraná Pesquisas. A terceira faixa etária mais ouvida foi a de 25 a 34 anos, com 19,8%. Pessoas entre 35 e 44 anos correspondem a 19,4% e jovens de 16 a 24 anos ocupam 11,2% do público.
Níveis de escolaridade e econômico dos entrevistados também foram revelados. Enquanto 69,4% possuem formação ‘até o Ensino Médio’, outros 30,6% contam com Ensino Superior. Já na questão econômica, 67,7% pertencem a População Economicamente Ativa (PEA), os 32,3% restantes não integram a PEA.
As consultas foram realizadas por uma equipe de entrevistadores e supervisores devidamente qualificada pelo Instituto Paraná Pesquisas, com experiência e treinamento em pesquisas de opinião pública. No decorrer do trabalho de coleta de dados, os questionários aplicados, foram auditados em no mínimo 20% (vinte por cento) para verificação quanto ao cuidado na sua aplicação, bem como a adequação do entrevistado às variáveis das quotas amostrais isto é, no mínimo 310 entrevistas foram verificadas pela equipe de supervisores do Instituto Paraná Pesquisas.