PUBLICIDADE

Portos do PR batem novo recorde no 1º semestre

Diretor Jurídico da empresa pública que gere o setor citou a importância da atividade portuária para o Estado

Marcus Freitas cita que 37,5% do PIB do Estado passa por Paranaguá
Marcus Freitas cita que 37,5% do PIB do Estado passa por Paranaguá -

Diretor Jurídico da empresa pública que gere o setor citou a importância da atividade portuária para o Estado

Os Portos do Paraná bateram um recorde histórico no primeiro semestre de 2020, com a movimentação de 28,1 milhões de toneladas de cargas. Em entrevista ao Portal aRede e Jornal da Manhã, o diretor Jurídico da empresa pública que gere os portos, Marcus Freitas, deu mais detalhes sobre os dados e números que posicionam o Estado como referência no setor portuário.

“Em 2019 já foi um ano muito positivo de movimentação de cargas para a Portos do Paraná. Nós tivemos uma movimentação muito grande de milho, na metade do ano, em julho, agosto. No início deste ano começamos muito forte a movimentação de cargas, aí fomos surpreendidos negativamente com a questão da Covid-19, onde tivemos que nos reinventar, adaptar a essa situação nova”, aponta Freitas.

Segundo o diretor Jurídico, a pandemia trouxe a perspectiva de novas contratações para que as operações continuassem 100%. Com os decretos de que a atividade portuária era um serviço essencial, decretado pelo governador do Paraná, Ratinho Junior e também por Jair Bolsonaro, presidente do Brasil, os portos paranaenses ofereciam um ambiente favorável para as operações.

“Isso fez (antecipação aos efeitos da pandemia) com que nós, nesse primeiro semestre, atingíssemos esse número de 28,1 milhões de toneladas, o que supera em três milhões a movimentação do primeiro semestre do ano passado. Extremamente positivo isso porque movimenta a arrecadação do Estado do Paraná, de ISS (Imposto Sobre Serviços) no próprio Município de Paranaguá. E, a Portos do Paraná dá uma contrapartida para o Estado nesse momento tão difícil que nós estamos vivendo”, complementa Freitas.

Em relação as exportações, houve aumento de 18%, com 18,5 milhões de toneladas saindo do Brasil pelos portos paranaenses, com a soja sendo responsável por 33% da movimentação. Nas importações, o crescimento se deu na ordem de 4% nos primeiros seis meses de 2020, o que representa 9,2 milhões de toneladas, com carga geral (12%) e fertilizantes (8%) encabeçando os números dos portos paranaenses neste período.

Economia

Um dado trazido pelo diretor Jurídico da Portos do Paraná mostra a importância da atividade no Estado. “Os números oficiais trazem que 37,5% do PIB (Produto Interno Bruto) do Paraná é movimentado dentro do porto de Paranaguá.

Mais de um terço é oriundo dessa movimentação de cargas dentro da Portos do Paraná. Isso representa aproximadamente 3% do PIB nacional”, conta Freitas. Ainda, elenca que, proporcionalmente, Paranaguá superam o Porto de Santos, com um terço de seu tamanho, mas tendo metade da movimentação.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE POLÍTICA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE