Bom Dia Astral
A importância da AMCG para o fortalecimento dos municípios
Da Redação | 12 de dezembro de 2025 - 02:16
A grande missão do prefeito Gerson Nunes, à frente da presidência da Associação dos Municípios dos Campos Gerais, é consolidar frentes de parcerias com lideranças políticas, com o Estado e Governo Federal, para promover o desenvolvimento dos municípios e garantir a qualidade de vida da população. Industrialização, empregos, habitação, pavimentação, educação, saúde e segurança precisam continuar como pontos centrais de prioridades da entidade. São necessárias pontes com a Assembleia Legislativa, Câmara dos Deputados e Senado Federal. Articulações com instituições de ensino e federações também são necessárias.
A importância da AMCG consiste no fortalecimento político e na defesa dos interesses municipalistas, solidificando uma voz unificada para buscar soluções na região, promover a cooperação, otimizar a gestão pública e ampliar o acesso a serviços e conhecimentos técnicos, resultando em um desenvolvimento mais forte e coordenado para as cidades, com maior capacidade de negociação e representação perante os governos estadual e federal, além de facilitar o diálogo com a sociedade e outras esferas de poder.
A AMCG sempre deve realizar reunião de municípios para fortalecer a autonomia e representação política, defendendo bandeiras comuns. A criação de estratégias e ações coletivas para solucionar problemas regionais e promover o desenvolvimento econômico e social de forma integrada. É salutar reforçar que consórcios e associações facilitam a criação de escalas populacionais e financeiras para oferecer serviços essenciais de forma mais eficaz.
O objetivo da AMCG é atuar na defesa de interesses comuns, de caráter político-representativo, técnico, científico, educacional, cultural e social, de seus associados. Para isso, deve representar seus associados perante instâncias públicas extrajudiciais e judiciais e acompanhar e desenvolver projetos relacionados a questões de competência municipal.
A região dos Campos Gerais vive um momento de forte desenvolvimento impulsionado pelo agronegócio diversificado, indústria (com Ponta Grossa como polo), inovação tecnológica (como o ICT da Unilivre) e investimentos em infraestrutura (logística, saneamento, obras) pelo governo estadual, visando crescimento sustentável através de planos integrados, turismo e valorização cultural/ambiental.
Entre outras vocações, conta com um forte ecossistema de cooperativas e grandes nomes do agronegócio como Agrária, Castrolanda, Frísia, que impulsionam a economia local através de crédito, produção e inovação (como a nova maltaria em Ponta Grossa), apoiados pelo Sistema Ocepar, consolidando o modelo cooperativista como força transformadora na região.