PUBLICIDADE

O ciclo da moda com a volta dos anos 90 ‘s

Na década de 1990 o conceito de tribos urbanas deu sequência a um costume muito forte nos anos 80, onde quase que tudo era permitido.

Enquanto nos anos 2000 as calças de cin-tura extremamente baixa fizeram sucesso, agora quanto mais alta a cintura do jeans, melhor, pois cria um visual retrô.
Enquanto nos anos 2000 as calças de cin-tura extremamente baixa fizeram sucesso, agora quanto mais alta a cintura do jeans, melhor, pois cria um visual retrô. -

Na década de 1990 o conceito de tribos urbanas deu sequência a um costume muito forte nos anos 80, onde quase que tudo era permitido. 

O ciclo da moda é o que permite as engrenagem desta máquina fashion girar. A cada época surgem novos critérios que dependem do contexto cultural, social e econômico do período. Então, para que você entenda melhor as referências dos anos 80, ao final desta nova década já traziam mais as características do individualismo, trazendo à tona o estilo alternativo, que significa adquirir em uma mesma proposta de look o estilo de diferentes tribos.

Moda não se resume apenas na questão de modismo, uma vez que tornou-se um grande mercado de informações, reflexão e aprimoramento. A criação do prêt-à-porter encabeçada pelo estilista francês Ives Sant-Laurent, em 1949, quando o luxo da alta costura passou a ser reproduzida em escala industrial, conseguiu se expandir para outras camadas da sociedade o que colaborou e muito para a democratização da moda.

Novos valores são sempre injetados nas sociedades modernas, muitas tendências polêmicas são revisitadas e acabam encabeçando novas coleções. O ciclo se transforma e processos como o neo, retrô, pastiche, e bricolagem caminham no tempo da moda e permitem que uma outra faceta seja explorada. Nesta matéria o mood retrô dos anos 90 se mantem no presente com as novas versões das pochetes, lenços no cabelo, modelagem oversized, calças 'mom' ou “jeans da mamãe”, chamadas assim por serem usadas lá em 1990.

Os acessórios mais indicados que transmitem um visual vintage desta década são: Óculos escuros com armações ou em versões com lentes retangulares; cabelos soltos com lenços em forma de tiara ou no pulso e sandálias do tipo Birkens e papetes. Se você for adotar esse tipo de calçado invista em um look confortável dos pés à cabeça: calças jeans oversized com t-shirts são perfeitas!

O modelo hit nos anos 90 era o "slip dress" (vestido de alcinha), estilo camisola. O modelo pode ser usado no dia a dia combinado com uma camiseta lembrando que sobreposições eram tendência desta época.

Agora deixo minha dica pessoal: para quem não gosta de uma proposta mais excêntrica baseada nesta década não se esqueça que os anos 90 também deixou como sua marca o “minimalismo”. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE MODA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE