Moda
Tie-dye volta com força total
Estilo que ganhou força com o movimento hippie nos anos 1960 e 1970 retorna às vitrines em 2018
Da Redação | 21 de julho de 2018 - 00:26

A moda articula-se em torno das indústrias e pesquisas de mercado. Muitas são as tecnologias disponíveis e grande é a diversidade de materiais que um profissional poderá utilizar como recurso para o desenvolvimento de um novo produto. Na área têxtil os profissionais se empenham em propor combinações inesperadas, criativas e originais. A busca de materiais é incessante para cada temporada que vêm ao encontro das exigências da moda com as aspirações do novo, com qualidade estética e funcional.
Através da cadeia têxtil vamos chegar às criações, aos desfiles e a apresentação das tendências de moda, que são lançadas através da movimentação de estilos diversos que se apoiam em critérios, visando à coordenação da mensagem de estilo.
O estilo de usar o tie-dye nos looks foi popularizado com o movimento hippie entre os anos 60 e 70 e, com um olhar para o passado e o presente, o estilo se funde em nova roupagem para as próximas temporadas. A proposta é de algo inusitado, ainda não explorado, a fim de despertar a atenção com a explosão das cores, enquadrando-se perfeitamente com as visões de moda.
O tie-dye é uma técnica para tingir tecidos que sobrevive há séculos, atravessou eras e povos e ainda continua fazendo parte da cultura de muitos países. O termo significa ‘amarrar e tingir’ e o que diferencia é justamente a forma utilizada para o tingimento. Basicamente mergulha- se o tecido em um banho de tintas utilizando linhas para fazer a amarração e pedras ou sementes para criar as formas geométricas. Encontram-se relatos de que a técnica surgiu no Oriente, e na Índia é conhecida como Bandhani que deriva da palavra hindi Bandhan, que significa amarrar.
O tie-dye vai aparecer muito nestas próximas temporadas em coleções assinadas por grandes marcas e não se resume apenas a peças de roupa, mas também a bolsas, maiôs, biquínis e acessórios lindíssimos. A peça já chama atenção no look e deve ser combinada com roupas neutras, com cores únicas e fortes. Uma das vantagens de usar peças com esse tipo de tingimento é justamente o contraste das cores e formas, motivo pelo qual é apreciado por pessoas de estilo singular. Confira as imagens para você se inspirar: