Mix
Coluna RC entrevista Tania Maria Sviercoski Pinto
Conciliando os desafios da segurança pública com a gestão estratégica e a vida familiar, Tania se destaca por sua visão de liderança e pelo compromisso em impactar positivamente a sociedade
Da Redação | 22 de fevereiro de 2025 - 02:30

RC ENTREVISTA
Nesta edição especial, celebramos uma década de histórias inspiradoras com Tania Maria Sviercoski Pinto, uma mulher cuja trajetória é marcada por dedicação, coragem e uma incansável busca por excelência. De Delegada de Polícia a Secretária Municipal de Cidadania e Segurança Pública e, agora, Chefe de Gabinete, sua carreira reflete não apenas sua competência técnica, mas também sua determinação em atuar com firmeza e sensibilidade em áreas tradicionalmente masculinas.
Conciliando os desafios da segurança pública com a gestão estratégica e a vida familiar, Tania se destaca por sua visão de liderança e pelo compromisso em impactar positivamente a sociedade. Nesta entrevista, ela compartilha suas experiências, desafios e aprendizados, inspirando futuras gerações a trilharem seus caminhos com propósito e resiliência.
Confira os flashes do fotógrafo Laertes Soares!
RC - Como você conseguiu conciliar, com tanto sucesso, uma carreira tão exigente com as responsabilidades familiares, mantendo a harmonia entre a vida profissional e pessoal?
Tania - Esse é o desafio de todas as mulheres na atualidade, precisamos ser verdadeiras equilibristas para dar conta de todas as responsabilidades da carreira e da maternidade, mas com planejamento e apoio familiar é possível. No meu caso, meu marido é muito parceiro e isso contou muito para mantermos nossa família unida.
RC - Durante sua trajetória, quais foram os maiores desafios enfrentados como mulher em cargos historicamente dominados por homens, e de que forma esses obstáculos contribuíram para seu crescimento pessoal e profissional?
Tania - Foram muitos os desafios, o principal deles é o machismo que infelizmente ainda impera na sociedade. Nós mulheres, precisamos trabalhar muito mais para provar nossas qualidades profissionais e assim obter a confiança necessária para prosseguirmos evoluindo em nossas carreiras. Isso me ajudou a ser uma pessoa mais compreensiva e a ter mais empatia e resiliência, qualidades fundamentais para gerenciar pessoas.
RC - Agora, assumindo o cargo de chefe de gabinete, quais são os principais desafios e responsabilidades dessa nova função? De que forma essa experiência amplia sua visão sobre a administração pública e o impacto das políticas públicas na vida dos cidadãos?
Tania - Os desafios são muitos, porque é um ambiente diferente daquele que estava acostumada. Acredito que sair da nossa zona de conforto é fundamental para nosso crescimento pessoal. É um cargo extremamente estratégico, porque pelo gabinete passam todas as decisões que mudam o rumo da nossa cidade e eu me senti muito honrada com o convite da Prefeita Elizabeth, para participar de seu governo de uma maneira muito próxima e acredito que a minha experiência na área de segurança pública e com gestão de pessoas irão somar de uma maneira muito positiva para o desenvolvimento de Ponta Grossa.
RC - Tendo atuado como Delegada, professora, Secretária de Cidadania e Segurança Pública e agora como chefe de gabinete como essas experiências diversas moldaram sua visão de liderança e a maneira como gerencia a rotina diária?
Tania – As experiências vividas nesses cargos me ensinaram a tomar decisões rápidas e assertivas em situações de alta pressão, priorizando a segurança e o bem-estar da comunidade. Essa habilidade é crucial para lidar com os desafios e imprevistos do dia a dia na gestão pública.
RC - Em meio a uma rotina intensa e multifacetada, como você utiliza organiza seu dia a dia, garantindo eficiência no trabalho sem deixar de valorizar o tempo com sua família?
Tania - No quesito tempo, na minha opinião, a qualidade é mais importante que a quantidade, por isso reservo momentos específicos do dia para estar presente com minha família, seja durante as refeições, em atividades de lazer ou em conversas.
RC - Como a paixão pelo seu trabalho e o constante desafio de transformar a teoria em prática a impulsionaram ao longo de sua carreira, mesmo diante das dificuldades encontradas no caminho?
Tania - Acredito que a paixão é o combustível que nos move, que nos faz superar obstáculos e buscar sempre o melhor. Já os desafios que surgiram ao longo da carreira e que diuturnamente surgem, são os motores que me instigaram a superar os inúmeros obstáculos. Ambos são indispensáveis para qualquer profissional construir uma carreira gratificante e significativa.
RC - Por fim, qual mensagem ou aprendizado você gostaria de compartilhar com as futuras gerações, para inspirá-las a enfrentar os desafios e a buscar a excelência em suas próprias trajetórias?
Tania - Cultivem a paixão, busquem o conhecimento, sejam resilientes, éticos, colaborativos e acreditem em seu potencial, nada pode deter uma pessoa determinada. Essas qualidades são fundamentais para construir um futuro brilhante para si e para o mundo.
DIRETAS:
Uma viagem inesquecível: Grécia.
Um momento marcante: nascimento dos meus filhos.
Família: É a base que me sustenta.
Trabalho: Indispensável para uma vida significativa.
Fé: fundamental.
Uma música: Paradise (Coldplay).
Livro de cabeceira: O Livro do Desassossego, de Fernando Pessoa.
Uma frase que te define: “Tudo posso Naquele que me fortalece” (Filipenses4:13)