PUBLICIDADE

‘Setembro em Dança’ está com inscrições abertas até sexta-feira

Evento inicia em 13 de setembro com abertura na sede da Secretaria Municipal de Cultura de Ponta Grossa

O festival é dividido em mostras onde permite que artistas da dança assim como simpatizantes possam participar.
O festival é dividido em mostras onde permite que artistas da dança assim como simpatizantes possam participar. -

O festival ‘Setembro em Dança’ traz animação ao município desde 2001, momento em que o evento estreou. Promovido pela Prefeitura de Ponta Grossa através da Secretaria de Cultura, o grandioso evento acontece entre os dias 13 e 28 de setembro, e conta com uma magnifica abertura. Nesta edição o tema do festival é ‘A vida é uma pista de dança’ e traz vários cursos e uma estrutura inédita construída para receber a todos da melhor forma possível. Em entrevista cedida a equipe de jornalismo, o Secretário de Cultura de Ponta Grossa, Alberto Portugal, detalhou sobre o evento.-assista a entrevista na íntegra.

O festival é dividido em mostras onde permite que artistas da dança assim como simpatizantes possam participar. A mostra competitiva contém premiações que ultrapassam os R$100 mil reais e está dividida em sete gêneros sendo eles o ballet, contemporânea, jazz, danças urbanas, sapateado, estilo livre e danças populares. A mostra competitiva deste ano apresenta a inserção de três novos gêneros. “Danças populares, danças urbanas e sapateado são a primeira vez que estamos colocando na competição porque a demanda foi muito grande no ano passado”, comenta Portugal.

A mostra competitiva contém premiações.
A mostra competitiva contém premiações. |  Foto: Divulgação
 

Já a mostra paralela é voltada a aquelas pessoas que desejam participar sem interesse de competir. Essa mostra é aberta a todos e acontece na ‘Cidade da Dança’, uma estrutura que será montada no Parque Ambiental e que se tornará palco das apresentações que iniciam a partir do dia 16 de setembro, no período da manhã, tarde e noite. Esperançoso, Portugal cita: “Essa é a maior estrutura que fizemos do Setembro em Dança que é grandiosa como o evento merece”. O público também poderá aproveitar o espaço que promove várias atrações como a feira da sapatilha, mostra de artesãos, praça gastronômica e outros atrativos para o público.

Além das danças, o secretário cita que a ‘Cidade da Dança’ conta com uma estrutura de ensino, pois oferece qualificação gratuita e de alto nível aos bailarinos e bailarinas inscritos. “Ele [o festival] reúne bailarinos de vários estilos com cursos gratuitos. Nesse ano recebemos novamente a Ana Botafogo, que é a primeira bailarina do Ballet do Teatro Guaíra, em Curitiba. Também tem o bailarino Martin, que vem do Paraguai para ministrar as oficinas”, informa.

Tanto a mostra competitiva como a mostra paralela requerem inscrições dos interessados.
Tanto a mostra competitiva como a mostra paralela requerem inscrições dos interessados. |  Foto: Divulgação
  

INSCRIÇÕES- Tanto a mostra competitiva como a mostra paralela requerem inscrições dos interessados. Para se inscrever na mostra competitiva o candidato tem até esta sexta-feira (30) para preencher o formulário. Já para a mostra paralela, o prazo estende-se até o dia 5 de setembro. Ambas as inscrições podem ser realizadas no site da Secretaria Municipal de Cultura de Ponta Grossa, na aba ‘editais’. -Inscreva-se aqui.

EXPECTATIVAS- O objetivo do festival é promover uma cultura que ultrapasse os limites da cidade e se estenda para todo o país, proporcionando trocas culturais. E esse objetivo vem sendo cumprido com maestria, pois desde 2022, o festival deixou de ser apenas estadual e se tornou nacional. O Secretário garante que essa mudança tem proporcionado destaque para a cidade, além de uma rica troca de conhecimento entre os artistas. “Em 2022 e 2023 ele passou a ser um festival nacional. Na edição passada, tivemos bailarinos que vieram do Espírito Santo e Amazonas para se apresentar. Isso tem atraído cada vez mais os olhares para a cidade”, conta animado.

E as expectativas para esta edição são grandes. Conforme relata Portugal, as mostras competitivas já estão com várias inscrições de artistas de outras localidades. “Nós estamos pelo quarto ano levando muito à sério o festival que conta com a participação massiva das escolas de dança da cidade e participantes de outros locais. Estamos vendo pelas inscrições, que Curitiba e outras cidades como São Paulo, já estão inscritos para vir participar do nosso festival”, fala.

ABERTURA- A abertura do festival acontece em 13 de setembro na sede administrativa da Secretaria de Cultura, localizada na rua Sete de Setembro, nº 572, no centro da cidade, às 19h. O momento marca a estreia do espetáculo ‘Maravilha’, realizado pela Companhia Municipal de Dança de Ponta Grossa. Nos dias posteriores, 14 e 15 de setembro o Cine Teatro Ópera sedia o início das mostras competitivas, às 14h e 20h.

Otimista, Alberto convida a todos para viver esse momento único de valorização. “O mais bonito de tudo é o engajamento das pessoas. Quando temos um grupo de Ballet que irá dançar, as famílias estão envolvidas, tem cabelereiro. Ou seja, é uma equipe enorme que trabalha para que aquela apresentação de 3 minutos aconteça. Leva muito tempo até chegar o dia do palco.  E nós queremos valorizar e prestigiar toda essa valorização em torno da dança.”

Texto supervisionado por Mário Martins.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE