Dinheiro
Efapi quer fomentar a cadeia de negócios nas cidades da região
A 43ª Exposição Feira Agropecuária e Industrial de Ponta Grossa (Efapi) inicia sua programação nesta terça-feira (10) e segue até o próximo domingo (15), no Centro de Eventos, com o tema “Do Agropecuarista ao Agro 201”
Da Redação | 10 de setembro de 2024 - 07:14
A 43ª Exposição Feira Agropecuária e Industrial de Ponta Grossa (Efapi) inicia sua programação nesta terça-feira (10) e segue até o próximo domingo (15), no Centro de Eventos, com o tema “Do Agropecuarista ao Agro 201”. A entrada do público é gratuita. De acordo com os responsáveis pela realização do evento, o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Ponta Grossa, Izaltino Cordeiro dos Santos, e uma das coordenadoras do Congresso Agropecuário, Industrial e Tecnológico do Paraná (Conaitec), Maria Salete Gomes Vaz, esta promete ser a maior feira dos últimos anos, no município.
A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa (PMPG) investiu em torno de R$ 1,8 milhão para a realização da exposição. Ao Portal aRede, Izaltino revelou ainda que o maior investimento será para a infraestrutura que abrigará o evento, como tendas, estandes e demais estruturas provisórias. "Estamos animados com a volta da Efapi, uma feira que sempre teve grande impacto no desenvolvimento econômico e promoveu produtos locais", ressalta Izaltino. O secretário destaca que a feira fomenta a inovação e tecnologia na área do agro e contribui com demais setores.
Izaltino ressalta que um dos objetivos dos organizadores do evento é resgatar as origens da Efapi, marcada pela participação efetiva da produção agropecuária da região. Mas também explica que embora o evento seja focado nas questões que permeiam o setor rural, a Prefeitura desenvolve estratégias para chamar a atenção da comunidade geral.
A programação da 43ª Efapi terá diferentes atividades ao longo do evento. Entre as ações estão a recepção de animais, julgamento de ovinos e provas equestres, rodeio, novidades na tecnologia, inovação e shows nacionais, além do tradicional concurso de Rainha da Efapi. O lazer dos visitantes também será garantido no parque de diversões e com passeios de helicóptero. A edição de 2024 ainda celebrará os 201 anos da cidade de Ponta Grossa.
CONAITEC - Maria Salete Gomes Vaz, que é uma das coordenadoras do congresso, ressaltou os principais destaques da sétima edição do Conaitec, o qual ocorre de forma simultânea com a Efapi. Um dos destaques da programação do congresso será o treinamento para a emissão de nota eletrônica para os produtores da agricultura familiar, que será ministrado pelo auditor fiscal da Receita Estadual do Paraná, Otto Ferreira de Assis Sampaio.
CONCURSO - Já neste primeiro dia de atividades, acontecerá o concurso que vai eleger as majestades desta edição da feira, o evento acontece às 19h no CTG Vila Velha, na Colônia Dona Luíza, em Ponta Grossa. Neste ano, 13 mulheres buscam o título da Exposição. São elas: Debora Martins dos Santos, Thayna Fornalevicz Van Beik, Rafaela Figueiredo da Silva, Aline Rafaely Alves Silva, Ana Evelize Corrêa de Paula, Bianca Kawanne Haile, Camila Ionak, Laryssa Fabiana Ramos de Lara, Maria Eduarda de Miranda Cieslak, Mariléia Voichcoski, Newmara Martins de Oliveira Spitzner, Raissa Aparecida Rodrigues dos Santos e Scherian Laiter.
SHOWS - Outra ferramenta para atrair o público é a promoção de shows nacionais gratuitos, no próximo sábado (14), o Padre Ezequiel Dal Pozzo se apresenta, e no dia 15 a dupla sertaneja João Neto e Frederico estarão presentes na Feira. Ambos os shows acontecem às 16 horas.