UEPG abre inscrições para a 14ª Primavera dos Museus

Evento do Museu Campos Gerais ocorre de forma online, com debates sobre estratégias de associação, pesquisa e digitalização

O Museu Campos Gerais (MCG), da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), abre inscrições de participantes para a 14ª Primavera dos Museus, sob o tema ‘Mundo Digital: Museus em Transformação’. O evento ocorre de forma remota, por conferência online, de 21 a 24 de setembro. A programação inclui debates, painéis e palestras sobre acervos, digitalização, parcerias, estratégias de pesquisa e divulgação.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo formulário online neste link: https://forms.gle/9chd3Tt61dqzkc2Q7 ou na página do museu (www.uepg.br/museu); O evento é aberto a estudantes universitários, docentes, pesquisadores, profissionais de museus e espaços de memória, bem como demais pessoas interessadas no tema. A participação efetiva confere direito a certificado aos inscritos. O prazo para inscrições vai até 20 de setembro.

Associação dos Museus dos Campos Gerais

A abertura do evento, no dia 21, às 19h, marca a posse da primeira diretoria da Associação dos Museus dos Campos Gerais, composta por Niltonci Batista Chaves (MCG),  Waldir Joanassi Filho (diretor de Cultura da Associação dos Municípios dos Campos Gerais) e Samara Lima (Centro Cultural Castrolanda). Diversos museus e espaços de memória da região se organizaram desde o mês de abril para a troca de experiências e a cooperação entre instituições, com o objetivo de fortalecer o setor. A conferência de abertura apresenta a finalidade da Associação, suas possíveis linhas de atuação e informa sobre o seu estatuto. A duração prevista é de duas horas.

Acervos e museus em transformação

A programação do dia 22, às 14h, reserva espaço para apresentação de duas experiências sobre acervos históricos de interesse do MCG. A historiadora  Zuleide Matulle (Unespar) destaca o acervo do jornal O Comércio, de União da Vitória, em fase de tratativas para digitalização na UEPG.

Outro material de valor histórico regional e estadual é o acervo do Foto Tanko, de Santo Antonio da Platina – em fase de cessão ao MCG. A pesquisadora Ruhama Sabião (Programa de Pós-Graduação em História/UEPG) discute olhares e subjetividades da fotografia com base nessa documentação. A duração estimada do evento é de três horas.

No dia 23, às 14h, o MCG recebe para conferência online Renê Wagner Ramos, com palestra intitulada “Museus paranaenses em transformação”. Com larga experiência na gestão de museus, Ramos é doutor em História e atua junto à Superintendência de Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná (Seti/PR). Integrou a Coordenação do Sistema Estadual de Museus (Cosem) e o Conselho Estadual de Cultura (Consec/PR), tendo participado do processo de reabertura do MCG em 2019 e da filiação da UEPG ao Sistema Estadual de Museus. A duração prevista do evento é de duas horas, com espaço para debate.

Os 70 anos da FAFI

O painel de encerramento ocorre no dia 24, às 14h. As professoras Carmencita de Holleben Mello Ditzel e Rosangela Zulian (Dehis/UEPG) apresentam o contexto de origem da Faculdade Estadual de Filosocia, Ciências e Letras (FAFI), em Ponta Grossa, há 70 anos. A fala marca o lançamento do projeto “História, Trajetórias, Memórias”, esforço do MCG em parceria com diversos pesquisadores voltado à pesquisa e divulgação de fatos, personagens e iniciativas que marcaram a produção intelectual, científica, social e política do município e dos Campos Gerais. A duração estimada é de duas horas.

A 14ª Primavera dos Museus é uma promoção do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), do Sistema Brasileiro de Museus e do Ministério do Turismo. O evento de catálogo da área se traduz em uma temporada de atividades culturais no país. Na UEPG, o evento do MCG ocorre com apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex).

Vereador pede adicional de insalubridade para estagiários da saúde

Vereador pede adicional de insalubridade para estagiários da saúde...

PG Memória terá novo formato neste ano

PG Memória terá novo formato neste ano...

Plano de retomada do turismo avança para reaquecer setor

Plano de retomada do turismo avança para reaquecer setor...

Cescage retorna com atendimentos presenciais em Clínicas

Cescage retorna com atendimentos presenciais em Clínicas...

Inscrições para o Vestibular da UEPG abrem nesta terça

Inscrições para o Vestibular da UEPG abrem nesta terça...

Veja os números atualizados da pandemia em PG

Veja os números atualizados da pandemia em PG...

Câmara aprova lei que homenageia José Coradin

Câmara aprova lei que homenageia José Coradin...

CCR RodoNorte inicia obras estruturantes na Avenida Souza Naves e BR-376

CCR RodoNorte inicia obras estruturantes na Avenida Souza Naves e BR-376...

Quem são os possíveis vices de Elizabeth Schmidt?

Quem são os possíveis vices de Elizabeth Schmidt?...

Pauliki propõe criar o ‘Plano Municipal de Saúde’ de PG

Pauliki propõe criar o ‘Plano Municipal de Saúde’ de PG...

Partidos iniciam convenções para definir candidaturas e apoios

Partidos iniciam convenções para definir candidaturas e apoios...

Eventos de até 25 pessoas são permitidos em Ponta Grossa

Eventos de até 25 pessoas são permitidos em Ponta Grossa...

Confira a Coluna RC desta Terça-Feira (01-09)

Confira a Coluna RC desta Terça-Feira (01-09)...

Confira seu horóscopo para esta Terça-feira (01/09)

Confira seu horóscopo para esta Terça-feira (01/09)...
Comentários

Deixe uma resposta

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Últimas Notícias

Capa do Dia

CHARGE DO DIA

REDES SOCIAIS