PUBLICIDADE

A má conduta da população pode destruir o Rio Ronda

Imagem ilustrativa da imagem A má conduta da população pode destruir o Rio Ronda

A falta de conscientização dos moradores dos bairros localizados no perímetro da bacia do Rio Ronda, com o lançamento de lixo e de outros objetos, no local, agrava ainda mais o problema ambiental registrado neste setor da cidade. 

O descarte correto de lixo é fundamental para evitar o acúmulo de resíduos neste rio, prevenindo enchentes e a poluição da água. Ontem (14), a concessionária PRVias informou ter retirado uma quantidade de pneus suficiente para abarrotar dois caminhões. Uma quantidade absurda, que atesta a falta de sensibilidade das pessoas em relação ao cuidado com o meio ambiente.

Essa ação (despejo de resíduos) faz com que o entorno do rio alague em períodos de chuvas fortes e afete o trânsito na Avenida Presidente Kennedy (perímetro urbano da BR-376) devido a questões como assoreamento, potencializando o risco de acidentes graves.

O Arroio da Ronda, que corta o perímetro urbano de Ponta Grossa, sofre grande impacto pelo acúmulo de resíduos lançados irregularmente, prejudicando o fluxo do rio e causa alagamentos em alguns pontos. O arroio é de grande importância para o município e sofre muito com o processo de assoreamento em função da disposição inadequada de resíduos, pela própria população.

Para evitar que isso aconteça, a população precisa destinar corretamente os resíduos, fazendo a separação seletiva e encaminhando para a reciclagem os materiais que têm algum valor para serem transformados em matéria-prima. Os demais devem ser encaminhados para os aterros sanitários. É um trabalho educativo, uma mudança de cultura, o resíduo precisa ser destinado da forma correta.

Ponta Grossa possui o serviço de coleta em todo o seu perímetro urbano e que a população precisa utilizá-lo, dando a destinação correta para os descartes. Os resíduos demoram muito para fazer a decomposição, impactando nos arroios, na fauna e na flora.

Em 2021, colaboradores da Sanepar, Secretaria do Meio Ambiente de Ponta Grossa, Rotary Club Campos Gerais e alunos do Instituto de Educação Estadual Professor César Prieto Martinez retiraram em torno de quatro toneladas de resíduos, num trecho de cerca de um quilômetro, na região do Contorno.

No mutirão, que reuniu cerca de 70 voluntários, foi recolhida abundância de eletrodomésticos, brinquedos, pneus, garrafas plásticas, calçados e isopor. Embora em quase toda a totalidade fossem resíduos com potencial reciclável, não puderam ser reaproveitados devido à contaminação e estado de decomposição. Após recolhidos e ensacados, foram destinados ao aterro municipal.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE