PUBLICIDADE

As boas novas para o ensino da rede pública de Ponta Grossa

Imagem ilustrativa da imagem As boas novas para o ensino da rede pública de Ponta Grossa

O segundo semestre começa com importantes notícias para a área de ensino de Ponta Grossa. Três escolas serão construídas em diferentes regiões do Município, para atender demandas por vagas na rede estadual de ensino. Mais unidades de ensino significa garantia de aprendizado, perspectiva de amplitude de conhecimento, interação social e infinitas oportunidades. Soma-se a isso, as novidades anunciadas pela Secretaria de Educação para o restante do ano letivo. 

Em Ponta Grossa, os dois novos investimentos serão feitos no San Martin e no Cará-Cará, com aporte de recursos na ordem de R$ 54 milhões. Esse valor, somado com a escola já anunciada pelo Estado para o Jardim Los Angeles, chega a um investimento de R$ 78 milhões em novas estruturas para a rede de ensino estadual no Município. Para a escola do San Martin foi realizada uma parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O uso de ferramentas de Inteligência Artificial (IA), o incentivo à ampliação das taxas de vacinação e as consultas públicas para o projeto Parceiro da Escola estão entre as novidades do segundo semestre. o Paraná será o primeiro e até então único estado brasileiro a utilizar ferramentas de IA para auxiliar no processo de aprendizagem do corpo estudantil.

Com capacidade de personalizar o aprendizado e adaptar os conteúdos às necessidades individuais dos alunos, a Inteligência Artificial vem sendo amplamente utilizada como ferramenta aliada à educação em escolas e entidades educacionais ao redor do globo. Ferramentas como tutores virtuais e plataformas de aprendizado adaptativo são integradas ao currículo escolar. A educação da rede estadual não fica de fora deste movimento.

O Paraná tem a melhor educação do Brasil segundo o Ideb [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica], mas é necessário continuar avançando. Por meio da Prova Paraná foi identificado quais os conteúdos os estudantes têm mais dificuldade para que os professores atuem de forma mais assertiva e direta sobre estes tópicos.

No caso dos docentes, as ferramentas de IA já eram usadas para a elaboração de materiais didáticos, questões e atividades a partir de vídeos educacionais e documentos de apoio, por exemplo. Agora, o objetivo é avançar com o uso da tecnologia dentro de sala de aula, garantindo aos adolescentes a oportunidade de ter experiências com o uso de sistemas que estão cada vez mais presentes no mundo.

Além dos aspectos educacionais, a Seed também firmou uma parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) para ampliar as taxas de vacinação no Paraná. O trabalho se dará por meio da aplicação dos imunizantes previstos no calendário nacional de vacinação diretamente nos colégios estaduais. Para isso, os pais ou responsáveis deverão autorizar a aplicação por escrito ou acompanhar os alunos à escola no dia marcado munidos da carteira de vacinação.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE