PUBLICIDADE

Os esforços da polícia para reduzir o crime e a violência

Imagem ilustrativa da imagem Os esforços da polícia para reduzir o crime e a violência

Não se pode minimizar o feito da Segurança Pública quando as estatísticas oficiais apresentam a redução no número de homicídios no Paraná. A retração dos índices de crimes contra vida é resultado de um esforço conjunto no planejamento e desenvolvimento de operações periódicas que exigem esforço, dedicação e comprometimento de policiais que saem de suas casas diariamente para proteger à população. O cotidiano das forças policiais é reprimir o crime a cada minuto, desarmando bandidos, apreendendo drogas e armas nos mais diferentes setores de uma cidade.

E contra números não há argumentos. O número de homicídios dolosos (com intenção de matar) registrados no Paraná caiu de 972 no 1º semestre do ano passado para 862 nos seis primeiros meses de 2024, uma queda de 11,32% no comparativo entre os dois períodos. O volume é o menor já registrado para um primeiro semestre nos 18 anos em que é levantada a série histórica feita pelo Centro de Análise, Planejamento e Estatística da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), feita desde 2007. 

Especificamente em Ponta Grossa, as investigações realizadas pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e corroboradas por inquéritos da Polícia Civil, indicaram que vários homicídios e tentativas de assassinatos ocorridos no Município em 2021 e 2022 estavam relacionados a um conflito entre facções criminosas que disputam o mercado de drogas na região. Para a execução dos crimes, os criminosos utilizavam armas de calibres restritos, como fuzis e pistolas 9 mm. Todos os esforços direcionados pelas autoridades policiais promoveram dezenas de prisões e esclarecimentos de inúmeros crimes, resgatando a tranquilidade da população.

O fato é que “não existe bem mais sagrado do que a vida”. A sensação de confiança e de segurança é uma condição básica para uma vida coletiva e civilizada. Todos devem sentir que não serão assassinados por alguém à espreita, disposto a matar para impor suas vontades. Essa condição é básica para fortalecer os laços entre multidões que convivem em um mesmo espaço, aumentar a solidariedade e proporcionar condições para projetos e avanços coletivos. 

Importante ressaltar que os resultados positivos refletem os investimentos contínuos do Governo do Estado nas forças de segurança pública, com destaque para a modernização do aparato policial e as políticas de prevenção à violência. A redução da violência é resultado de vários fatores. Os investimentos do Governo do Estado na melhoria da estrutura, equipamentos, tecnologia e na valorização dos agentes de segurança fazem a diferença no trabalho intensivo destes profissionais para reduzir os índices de criminalidade, em especial de homicídios e outros crimes violentos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE