PUBLICIDADE

Os números comprovam a importância do Samu

Imagem ilustrativa da imagem Os números comprovam a importância do Samu

Os números divulgados nessa segunda-feira (15), pela Secretaria de Saúde do Paraná, reafirmam a importância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), no sistema de saúde e para a população. No primeiro semestre deste ano, foram 15.738 pessoas a mais atendidas em relação ao mesmo período do ano passado. Ao todo, entre janeiro a junho, foram 610.174 atendimentos.

Tal importância, ensejam investimentos contínuos para o sistema continuar funcionando adequadamente. Ampliar o quadro de funcionários e comprar veículos e equipamentos modernos são prioridades. O ideal, em Ponta Grossa (e isso já aconteceu no passado), seria a implantação de bases do Samu nos grandes bairros do Município. A descentralização reduziria o tempo de atendimento ao chamado.

Em 2019 o Paraná possuía apenas 68% de cobertura, realidade que mudou com investimentos do Governo do Estado. Esses atendimentos são fundamentais para garantir uma assistência rápida e eficaz na missão de salvar vidas. Além dos acionamentos de rotina pelo telefone 192, também houve aumento no número de transferências de urgência. No primeiro semestre de 2023 foram realizadas 86.609 transferências terrestres com ambulâncias do Samu e 378 com a aeronave da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Este ano o número saltou para 100.095 terrestres (+15,5%) e 434 aéreas (+14,8%).

Com um investimento de R$ 89 milhões do Novo PAC, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e a ministra da Saúde, Nísia Trindade, entregaram 17 novas ambulâncias aos municípios do Paraná, para substituir aqueles com sete anos de uso. O Novo PAC na saúde possibilitará a universalização de serviços essenciais na rede pública, como é o caso do Samu. O Ministério da Saúde estima que mais 6,6 milhões de pessoas passem a receber cobertura de emergência. Em quatro anos, a cobertura passará de 87,3% para 90,4% da população brasileira, ampliando o acesso a esse serviço, que estava estagnado desde 2017. 

O serviço Samu 192 presta socorro a população nas residências, locais de trabalho e vias públicas. A equipe é composta por condutores-socorristas, técnicos em enfermagem, enfermeiros e médicos, todos capacitados em atendimento de urgência de natureza traumática, clínica, pediátrica, obstétricas e psiquiátricas.

Realizado gratuitamente e acessado pelo número "192", o serviço funciona 24 horas por dia e 7 dias por semana, por meio da prestação de orientações e do envio de veículos tripulados por equipe capacitada, acionados por uma Central de Regulação das Urgências. Por isso o Samu 192 tem papel fundamental na organização do atendimento na rede de Atenção às Urgências.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE