PUBLICIDADE

Aeroporto de PG conquista IFR para ambas as cabeceiras

Homologação no Sant’Ana veio primeiro para a cabeceira 08, em 2020, e agora chega para a 26, que há algumas semanas também já está operando com ‘Regras de Voos por Instrumentos’

O IFR permite a operação da aeronave com maior segurança em condições climáticas adversas
O IFR permite a operação da aeronave com maior segurança em condições climáticas adversas -

Há algumas semanas, o Aeroporto de Comandante Antonio Amilton Beraldo, em Ponta Grossa, mais conhecido como ‘Sant’Ana’, está operando as duas cabeceiras com IFR, ou seja, com ‘Regras de Voos por Instrumentos’. A primeira homologação do procedimento de aproximação IFR, da cabeceira 08, localizada no lado da PR-151, ocorreu em 2020, e agora mais recentemente, em setembro de 2022, o aeroporto também se tornou apto a operar a cabeceira 26 com esse procedimento. Essa certificação garante maior segurança na operação por parte dos pilotos das aeronaves, principalmente dos voos comerciais, reduzindo as alternâncias para Curitiba em dias de clima com condições adversas.

Para que isso fosse possível, o município precisou fazer os ajustes demandados e todo o levantamento de dados e informações para as documentações exigidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), para preencher os requisitos necessários. “Fizemos todo o processo, toda a parte processual. Fizemos a solicitação e foi acatada. Já está homologado”, esclarece o superintendente aeroportuário Victor Hugo de Oliveira.

Como ele já explicou ao Portal aRede, ao ter o procedimento de aproximação IFR (Instrument Flight Rules) os pilotos das aeronaves, com base nas cartas aeronáuticas ‘RNAV’, poderão furar as camadas (as ‘nuvens’) com maior segurança e descer mais próximo da pista para o pouso, agora em ambos os lados da pista, sem o risco de colidir com obstáculos. Isso é positivo também para os passageiros, por terem maior conforto e comodidade com a certeza de que o voo vai acontecer - exceto por uma condição extrema. “As cartas trazem os aviões a até 400 pés de altitude, que é pouco mais de 100 metros do chão, e só vai alternar quando a camada estiver lacrada no chão, como com cerração”, explicou Oliveira. 

MUDANÇA DE HORÁRIO

Tudo isso possibilita às empresas aéreas trabalharem com mais possibilidades de horário na cidade, com menores riscos de mudanças de planos. Para dezembro, inclusive, a Azul, empresa aérea que atua na cidade, já confirmou uma alteração no horário dos voos comerciais em Ponta Grossa, na rota para o aeroporto de Viracopos, em Campinas. Desde 8 de novembro, os voos estão acontecendo pela tarde na cidade, decolando às 15h35. Mas, para o próximo mês, esses voos ocorrerão pela manhã, mantendo a frequência de cinco vezes na semana, de segunda a sexta, decolando às 8h20 de Campinas, para pousar em Ponta Grossa por volta das 9h45; e decolando às 10h40 de Ponta Grossa, para chegar por volta de meio-dia em Campinas.

Cabeceira 26 agora também passa a contar com operação IFR
Cabeceira 26 agora também passa a contar com operação IFR |  Foto: Fernando Rogala
 

Voos pela manhã favorecem conexões

De acordo com Victor Hugo de Oliveira, para as operações do aeroporto, é indiferente os voos comerciais acontecerem pela manhã ou pela tarde, pois os profissionais sempre estarão prontos para atender a qualquer demanda. Porém explica que, por parte dos passageiros, há uma preferência nos voos na parte da manhã, devido à possibilidade deles conseguirem mais conexões, para outros destinos do país e do mundo, no mesmo dia. Há alguns meses, o município reivindica, junto à Azul, o aumento no número de voos diários até Campinas, para dois, sendo um pela manhã e outro pela tarde.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE DINHEIRO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE