PUBLICIDADE

Grupo aRede lança a 'Expedição A Força do Agro'

Reportagem percorrerá as principais propriedades do agronegócio dos Campos Gerais para exaltar o potencial do setor e mostrar as técnicas que fazem a região ser referência em produção em âmbito nacional

Com o projeto, a reportagem irá percorrer cerca de 40 propriedades da região
Com o projeto, a reportagem irá percorrer cerca de 40 propriedades da região -

O Grupo aRede está lançando oficialmente o seu mais novo projeto: a Expedição A Força do Agro. Com essa iniciativa, a partir dos primeiros dias de fevereiro, a reportagem do Grupo aRede percorrerá as principais propriedades do agronegócio dos Campos Gerais, com o objetivo de valorizar toda a força de geração de riqueza do agronegócio e destacar os principais temas e assuntos relacionados ao setor, evidenciando todo o profissionalismo dos profissionais do campo e os motivos pelos quais a região se destaca como líder de produção em diversas áreas. 

O que comprova toda essa importância do agro regional é seu potencial na economia. Somados os Valores Brutos de Produção Agropecuária dos municípios dos Campos Gerais e região Centro-Sul, foram quase R$ 30 bilhões em riquezas geradas em 2024. “Queremos mostrar e colocar na vitrine todo esse potencial do agronegócio, que é um setor que movimenta toda a nossa economia. Então queremos mostrar isso de uma forma diferente, conversando com o produtor, indo até o campo, documentando tudo isso”, resume Eloir Rodrigues, diretor do Grupo aRede, reforçando que a região tem municípios líderes em âmbito nacional, por exemplo, na produção de leite, fumo, madeira em tora, trigo, entre outros.

Por ser um projeto bastante amplo, ele será dividido em fases, como detalha o diretor do Grupo aRede. “Teremos a produção de uma websérie em que vamos percorrer aproximadamente 40 propriedades rurais escolhidas com muito critério aqui na região. Essa websérie será veiculada no Portal aRede e nas nossas redes sociais. Em simultâneo, vamos produzir aqui nos nossos estúdios um painel digital, com empresas, entidades e instituições, mostrando essas empresas do campo. E, por fim, a terceira etapa do projeto será o lançamento da nova edição do nosso livro-anuário regional Caminhos dos Campos Gerais”, explica.

Os temas a serem abordados são os mais variados e vão além de apenas mostrar a produção: a intenção é detalhar as mais variadas nuances que auxiliam os produtores e fazem com que a região seja essa potência no agro nacional. “Nós temos aqui cases na área de inovação e tecnologia, com uso de satélite, equipamentos de última geração. Há muita pesquisa avançada, genética, uso de sementes, fertilizantes, calcário, implementos, estruturas pré-moldadas... Vamos explorar também o cooperativismo, crédito bancário, produção de energia no campo, reflorestamento, enfim, diversos segmentos”, completa Rodrigues. 

Com isso, a Expedição A Força do Agro também irá contribuir para levar importantes informações aos próprios produtores, mostrando cases de sucesso, informa o diretor do Grupo aRede. “Quando vamos até a propriedade conversar com o produtor e mostrar o que está acontecendo, queremos levar nossos apoiadores junto. Uma fazenda com usina de energia solar, por exemplo, vamos levar o empresário que instalou para mostrar como foi o processo, como funciona, e os ganhos na propriedade, porque às vezes outros proprietários têm o interesse. Então, são informações a mais que ajudam a transformar o agronegócio da região em um case de sucesso para todo o Brasil”.

CADEIA ECONÔMICA

Toda essa expressividade do campo fica ainda mais evidente ao observar que esse setor é um integrante da cadeia econômica da região, pelo fato de que grandes empresas e indústrias instaladas em Ponta Grossa e nos Campos Gerais utilizam como matéria-prima esses produtos do agronegócio. Entre eles está, por exemplo, a produção de cevada, processada pelas cooperativas, que se transforma em malte em Ponta Grossa, o qual é fornecido para cervejarias da própria cidade. “Como a Klabin também, por exemplo, que tem grandes áreas de reflorestamento, tem um trabalho gigantesco na área de celulose, na produção de papel”, diz Rodrigues. “Outro exemplo é a Tetra Pak: muita gente acha que ela apenas produz as embalagens, mas ela é uma das maiores fornecedoras de equipamentos voltados ao setor leiteiro”, acrescenta.

Ao fim da websérie, cada visita será documentada com uma reportagem especial no Livro-Anuário Caminhos dos Campos Gerais, material que será lançado no final de junho. Como já é tradição, o anuário traz um panorama de cada município da região, com a atualização dos indicadores socioeconômicos. “É um material já conhecido no meio corporativo, entre as prefeituras, entidades, grandes empresas e o público investidor. É um material que já é uma referência, como um guia para investimentos. E estamos indo agora para a 17ª edição do livro-anuário, que nesse ano, portanto, vai reportar e documentar essa expedição”, detalha Rodrigues.

PARCEIROS

Empresas do setor do agronegócio que quiserem conhecer mais o projeto ou até mesmo serem parceiras na Expedição A Força do Agro podem entrar em contato com o Grupo aRede pelo telefone (42) 3220-6262, ou acessar a guia específica no site voltada aos projetos especiais. “Ficamos à disposição dos empresários interessados em somar. Muitos parceiros já estão conosco nessa Expedição que, com certeza, será um projeto de sucesso, que vai colocar na vitrine o agronegócio regional”, finaliza Eloir Rodrigues.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE DINHEIRO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE