PUBLICIDADE

Com apoio da Itaipu, Santa Casa entrega maternidade em março

As reformas, realizadas juntamente com a Itaipu, permitiram a expansão do setor de Maternidade do hospital, local de referência para gestação de alto risco

Lideranças municipais, estaduais e federais estiveram na solenidade de entrega da 'Fase 1' das obras
Lideranças municipais, estaduais e federais estiveram na solenidade de entrega da 'Fase 1' das obras -

Em evento promovido pela Santa Casa de Ponta Grossa, em parceria com a Itaipu Binacional, lideranças municipais, estaduais e federais celebraram a entrega das obras da Fase 1 da reforma da Maternidade da instituição. A solenidade foi realizada nesta sexta-feira (31), no Salão Nobre da Santa Casa, localizada na rua Dr. Francisco Búrzio, 774.

Estiveram presentes no evento o deputado federal Aliel Machado; o vice-prefeito de Ponta Grossa, Pastor Moisés Faria; o assessor especial da Diretoria Administrativa da Itaipu Binacional, Henrique Palermo do Valle; e o provedor da Santa Casa, Juarez Antônio Carvalho.

Juarez Antônio Carvalho, Pastor Moisés Faria, Aliel Machado e Henrique Palermo do Vale destacaram a entrega das obras
Juarez Antônio Carvalho, Pastor Moisés Faria, Aliel Machado e Henrique Palermo do Vale destacaram a entrega das obras |  Foto: Luis Pires/aRede.
 

"Cuidar da saúde pública exige planejamento. Nós reunidos lideranças municipais para definirmos ações. Minha responsabilidade como deputado foi viabilizar esses investimentos. Agora, começamos a colher os frutos. Temos muitas coisas acontecendo e que vão acontecer, o novo hospital, o novo centro de reabilitação, o novo centro de radioterapia, entre outros", destaca Aliel sobre a importância das melhorias no atendimento da saúde de Ponta Grossa e região.

Em conversa com o Portal aRede, o deputado federal também ressalta a importância das obras da maternidade. "A maternidade é uma obra fenomenal, que graças ao Governo Federal e a Itaipu, atendendo um pedido que fiz, estamos entregando essa primeira etapa. É um dia de alegria", completa.

Segundo o provedor da Santa Casa, Juarez Antônio Carvalho, a entrega das obras completas está prevista para o final de fevereiro de 2026. "É um dia especial, algo que vínhamos buscando há muitos anos e está se realizando. A previsão para finalização está marcada para o final do mês de fevereiro de 2026. Então, no início de março estaremos com toda a instalação disponível para atendimentos", conta.

IMPACTO - Para o vice-prefeito de Ponta Grossa, Pastor Moisés Faria, a obra da maternidade irá ter um grande impacto na saúde pública. "Quando falamos de saúde, é sempre algo impactante. Essa primeira fase da maternidade traz cuidado para gestantes e bebês, ou seja, zela pela vida, algo que queremos", pontua.

Na sequência, Moisés Faria agradeceu o apoio do Governo Federal, de Aliel Machado e da Itaipu Binacional ao projeto em Ponta Grossa. "Ponta Grossa está crescendo, se desenvolvendo e avançando. Logo teremos o início das obras da Policlínica, que vem impactar a saúde da população ponta-grossense. Durante nosso mandato, devemos ter muitas novidades na área da saúde", afirma.

Por fim, o assessor especial da Diretoria Administrativa da Itaipu Binacional, Henrique Palermo do Vale, ressalta "Aqui temos uma das parcerias da Itaipu dentro do Programa Itaipu Mais que Energia. Encontramos um grande parceiro em Ponta Grossa, através do deputado Aliel Machado. Agora, entregamos a maternidade, que irá aumentar a qualidade da saúde pública. E, muito em breve, vamos inaugurar o centro de radioterapia, que irá melhorar muito a qualidade do tratamento do câncer", completa.

 

OBRAS - As reformas, realizadas juntamente com a Itaipu, permitiram a expansão do setor de Maternidade do hospital, local de referência para gestação de alto risco. Atualmente a estrutura conta com 10 quartos, 22 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal, tendo a possibilidade de ampliação dos leitos no futuro.

Santa Casa celebra conclusão de obras da 'Fase 1' da Maternidade

"Aqui temos uma maternidade completamente reformada, com novos leitos de UTI, com a possibilidade de também poder trazer leitos de UTI pediátrico que a Santa Casa não tinha e Ponta Grossa tem muita carência nessa área. Ela foi pensada para trazer um cuidado mais humanizado, com conforto. Tudo que os especialistas na área falam necessário ter", destacou Amanda Costa, responsável pelo setor de Relações Públicas e Governamentais da Santa Casa.

Um das principais novidades apresentadas é uma iluminação especial pensada para trazer mais conforto, qualidade e também acolhimento para as gestantes e os seus bebês. Quando alguns locais se apagam, luzes amarelas se acendem, imitando uma noite com céu estrelada.

Ao Portal, Amanda explicou que, apesar da instituição dar continuidade com as obras com a Fase 2, alguns quartos já poderão ser utilizados, pois alguns leitos serão transferidos para o local para as obras terem continuidade.

"Tudo aqui será voltado para atender o Sistema Único de Saúde (SUS). A Santa Casa realiza quase 200 partos por mês. Então as futuras mães, a partir da inauguração e da entrega desta ala, que ocorre em 1º de novembro, alguns leitos já serão transferidos para cá e, em 2026, com a conclusão das obras, todas as gestantes com gestação de alto risco terão a maternidade 100% reformada", finalizou.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE COTIDIANO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE