Cotidiano
Castrolanda é premiada por inovação e desenvolvimento
Castrolanda é destaque no Prêmio Inbix 2025, que destaca iniciativas que aplicam inovação, inteligência artificial e educação corporativa para gerar impacto real nas organizações
Iolanda Lima | 01 de novembro de 2025 - 03:00
A Castrolanda foi reconhecida no Prêmio Inbix 2025 com dois projetos entre os três melhores colocados em suas categorias, consolidando o protagonismo da cooperativa em inovação, transformação digital e desenvolvimento humano no setor agroindustrial. Um dos cases também recebeu destaque especial entre as iniciativas da região de Ponta Grossa, reforçando o papel da Castrolanda no ecossistema de inovação local.
Na categoria Inovação e Inteligência Artificial, a cooperativa foi representada pela analista tributária, Isabele Bartmeyer, com o projeto Automatização de Emissão de Certidões Negativas de Débitos Municipais e Estaduais. A solução integra robôs para automatizar processos essenciais de conformidade fiscal, garantindo agilidade, confiabilidade e segurança nas operações.
“Nós tínhamos um trabalho manual mensal, e o robô hoje realiza tudo de forma automatizada, desde a emissão do documento até a extração de informações e envio de alertas”, explica Isabele. Ela destaca ainda o incentivo interno à inovação. “A Castrolanda apoia fortemente a transformação digital. Inteligência artificial e automação já são parte do nosso presente. Fiquei muito feliz em participar e sou grata à cooperativa pela oportunidade”, destaca.
Na categoria Educação Corporativa, o analista administrativo de Negócios Leite, Cleverson Jose Rosa Saraiva da Silva, foi vencedor com um projeto pioneiro de Realidade Mista para treinamento de motoristas do Pool Leite. A iniciativa utiliza vídeos 360° e simulações para reproduzir situações reais da coleta de leite, preparando os motoristas para desafios operacionais antes de entrarem em rota.
O projeto foi desenvolvido com o apoio do coordenador do Pool Leite, Agnaldo Bonfim Brandt, que atuou como sponsor da iniciativa; do desenvolvedor Helton Oliveira, da Unn Tech, indicado pela Inbix; e de uma equipe técnica dedicada do Pool, com a participação de Rúbia Soares, na área de qualidade, e Raphael Cordeiro Nascimento, responsável pelo aplicativo de coleta e roteirização.
“Mais de 100 caminhões percorrem diariamente 217 rotas, coletando mais de 3 milhões de litros de leite. O sucesso dessa operação está nas mãos do motorista”, afirma Cleverson. “Sou um entusiasta da inovação e da tecnologia, e ver esse projeto ganhar vida foi incrível. A gente queria transformar o jeito de treinar os motoristas e acabou criando algo totalmente novo. Ser reconhecido pelo Prêmio Inbix é a prova de que quando a inovação tem propósito, ela faz diferença de verdade”, complementa.
O Prêmio Inbix destaca iniciativas que aplicam inovação, inteligência artificial e educação corporativa para gerar impacto real nas organizações. Para a Castrolanda, o reconhecimento reforça a cultura interna de incentivo à criatividade, tecnologia e eficiência, com foco em contribuir para a evolução do cooperativismo e da cadeia produtiva do agronegócio.
Com informações da assessoria de imprensa.