Cotidiano
Imagens de satélite mostram avanço das obras no Aeroporto Sant’Ana, em PG
Obras de R$ 35 milhões para modernização do aeroporto começaram em julho
Iolanda Lima | 01 de novembro de 2025 - 06:55
Novas imagens aéreas de satélite divulgadas recentemente mostram o avanço das obras de modernização do Aeroporto Sant’Ana, em Ponta Grossa. Nos registros, é possível observar a movimentação de terraplenagem na nova pista de taxiway e no novo pátio de aeronaves, além do início das fundações do terminal de passageiros.
As obras foram iniciadas em julho deste ano, conforme anunciado pela Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, e contam com investimento inicial de R$ 35 milhões. O projeto prevê uma ampla reestruturação do aeroporto, incluindo a ampliação do terminal de embarque e desembarque e outras melhorias estruturais.
Durante participação no programa Papo de Mercado, do Grupo aRede, a prefeita Elizabeth Schmidt (União) destacou os investimentos em infraestrutura realizados na cidade e os desafios enfrentados para garantir a conclusão das obras de modernização do aeroporto.
“Consequentemente nós precisamos atender a todas as exigências da ANAC. Para receber voos maiores, é necessário que a pista seja prolongada”, afirmou a prefeita durante a entrevista.
AMPLIAÇÃO DA PISTA DE POUSO - Além das obras de modernização do Aeroporto, Ponta Grossa também busca desenvolver projetos para sanar um problema para o futuro da estrutura, a ampliação da pista de pouso do local. A obra permitiria que aviões de grande porte fossem autorizados a pousar no local, mas algumas questões se mostram uma barreira para esta ação.
Localizado no ‘Cará-Cará’, o Aeroporto Sant’Ana se encontra entre o Rio Tibagi, a PR-151, a malha ferroviária que passa pelo local, e o bairro próximo, o que atualmente impede a expansão da pista de pouso. Visando solucionar este problema, em fevereiro deste ano, a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa assumiu o compromisso de apresentar ao Ministério de Portos e Aeroportos um Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) para avaliar a viabilidade técnica e financeira de se deslocar a linha ferroviária que corta a região e impede a ampliação da estrutura. A documento, até a publicação desta matéria, ainda não foi apresentado a Secretaria de Aviação Civil, conforme nota encaminhada pelo órgão nacional à equipe do Portal aRede.
NOTA MINISTÉRIO DE PORTOS E AEROPORTOS - Com relação à ampliação da pista do Aeroporto de Sant’Ana, mantemos o mesmo posicionamento informado a esse veículo no dia 5/9/2025, como segue:
Em fevereiro 2025, em tratativas com a Secretária de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional do Município, foi assumido pela Prefeitura o compromisso de iniciar os estudos para avaliar a viabilidade técnica e financeira de se deslocar a linha ferroviária que impede a expansão desejada pelo poder local, de forma que se decida em conjunto a estratégia a ser adotada. Assim, acerca do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA), informamos que se aguarda, no âmbito da Secretaria de Aviação Civil, retorno do Município sobre as ações acordadas.
Vale destacar que houve, em momento anterior, a previsão de inclusão da elaboração de um EVTEA de ampliação da pista de pouso e decolagem do aeroporto no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). No entanto, essa iniciativa não avançou, principalmente devido às questões relacionadas à rede ferroviária.
A prefeitura não apresentou estudo específico da viabilidade de sua retirada, seja com a construção do contorno ferroviário ou outra alternativa, para viabilizar o avanço do estudo de ampliação da pista naquela cabeceira.
REUNIÃO - Na última segunda-feira (27), membros da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa estiveram reunidos com entidades e administradores do aeroporto e empresas para avaliar o andamento das obras de modernização e também a tratar de questões como a ampliação da pista de pouso do local e uma possível construção de um novo aeroporto em outra localidade. A informação foi confirmada ao Portal aRede pelo vice-prefeito de Ponta Grossa, Moisés Faria (MDB), na última terça-feira (28).
A equipe do Portal aRede solicitou detalhes sobre a reunião e aguarda um retorno da Prefeitura de Ponta Grossa.