PUBLICIDADE

Morte de professores em acidente na BR-376 enluta a Educação

Acidente com van que trazia educadores do Norte Pioneiro para conferência em Curitiba comove o Paraná

Seis profissionais que trabalhavam na rede estadual de ensino e  o motorista da van em que estavam morreram na colisão
Seis profissionais que trabalhavam na rede estadual de ensino e o motorista da van em que estavam morreram na colisão -

A educação do Paraná teve um dia de luto e comoção nesta sexta-feira (12). Seis profissionais que trabalhavam na rede estadual de ensino nos municípios de Barra do Jacaré e Santo Antônio da Platina, no Norte Pioneiro, morreram em um acidente no km 545 da BR-376 - região da Colônia Witmarsum em Palmeira. Além deles, o motorista da van em que estavam, de Jacarezinho, também morreu na trágica colisão, totalizando sete óbitos na ocorrência.

O acidente foi por volta das 23h30 de quinta-feira (11), quando a van que transportava os educadores para a 8ª Conferência Estadual de Educação, organizada pela APP Sindicato em Curitiba, colidiu na traseira de um caminhão carregado com leite - que seguia de Ponta Grossa para a capital. Além das sete vítimas fatais, outras três pessoas, trabalhadores da educação em Cambará, ficaram feridas e foram encaminhadas para hospitais de Ponta Grossa.

Os corpos de Miguel Melo, motorista de Jacarezinho, e dos professores e trabalhadores da educação Andreia Lemes Santana (Barra do Jacaré), Ederson Camiloti (Santo Antônio da Platina), Joana D’Arc Franco Bertoni (Santo Antônio da Platina), Lucilene Prates Tomas Saidler (Santo Antônio da Platina) e Silvia Regina Gomes (Santo Antônio da Platina) foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) de Ponta Grossa, enquanto Aparecida Lucia da Cunha (Barra do Jacaré), que morreu a caminho do Hospital Nossa Senhora do Rocio, em Campo Largo, foi encaminhado para Curitiba.

Seis profissionais que trabalhavam na rede estadual de ensino e  o motorista da van em que estavam morreram na colisão
Seis profissionais que trabalhavam na rede estadual de ensino e o motorista da van em que estavam morreram na colisão |  Foto: aRede/Reprodução
  

Liberados na tarde de ontem, os corpos seguiram em comboio para a região Norte do Estado e deverão ser velados a partir deste sábado (13) em suas cidades de origem. “Não está fácil suportar esta dor, mas ela estava trabalhando em prol da bandeira que ela defendia, que era a da educação. Estava sempre presente nos eventos e brigando por esta causa”, disse Eliana Lemes, irmã de Andreia; a professora de Barra do Jacaré deixa marido, dois filhos e neto.

“Recebemos com muita tristeza esta notícia e, desde o primeiro momento, a APP Sindicato não está medindo esforços para apoiar os familiares das vítimas mortas e também das tem que parentes internados. Sempre vamos lembrar dos nossos amigos, que terão sua trajetória de luta pela educação recordada”, ressalta Nilton Stein, que representou a APP Sindicato junto aos familiares que foram ao IML de Ponta Grossa nesta sexta.

Vítimas internadas

Stein também informou sobre o estado de saúde das vítimas que foram encaminhadas para hospitais de Ponta Grossa. Maria das Graças de Oliveira, que foi levada ao Hospital Universitário Regional, está intubada e internada na Unidade de Terapia Intensiva do HU; por outro lado, o professor Juliano César Teixeira e a esposa, Fernanda Nogueira, não correm risco de morte. “Estamos em oração para que, em breve, eles estejam bem e ao lado de suas famílias. Inclusive, queremos agradecer o apoio de todos em Ponta Grossa no atendimento de nossos trabalhadores”, disse o diretor da APP Sindicato.

Governador lamenta mortes e APP suspende conferência

Nas primeiras horas da manhã desta sexta (12), o governador Carlos Massa Ratinho Junior se manifestou por conta da tragédia ocorrida na BR-376, entre Ponta Grossa e Curitiba. Em nota, Ratinho destacou que “manifesta meu pesar pela morte de um grupo de professores da rede estadual em Palmeira. Que Deus conforte suas famílias, amigos e alunos. Desejo plena recuperação aos profissionais que ficaram feridos”, disse o governador.

Também durante a manhã, a APP Sindicato, organizadora da 8ª Conferência Estadual de Educação, decidiu pela suspensão do evento após as mortes e homenageou as vítimas da tragédia. "Sobre as vítimas, só tenho uma certeza: de que foram pessoas altruístas e destemidas, que praticavam a solidariedade. Ninguém atravessa um Estado de ponta a ponta para lutar por sua classe sem ser profundamente amorosos e resistentes. Ontem, agora e sempre: presentes!”, disse uma das mensagens compartilhadas pela APP.

Polícia Civil vai investigar causas do acidente

A Polícia Civil de Palmeira será a responsável pelas investigações do acidente e já iniciou os trabalhos para elucidar as causas da colisão entre a van e o caminhão. De acordo com o delegado Plínio Gomes Filho, a perícia realizada pelo Instituto de Criminalística será fundamental para determinar o rumo das investigações. “Ouvimos o motorista do caminhão e também os policiais que atenderam a ocorrência. De acordo com a descrição do condutor, ele ouviu o impacto de uma batida, mas teria acreditado ser de um pneu estourado ou um objeto na pista. Ele parou após ser alertado por outros motoristas”, explicou.

Ainda segundo o titular da delegacia de Palmeira, nenhuma linha de investigação está descartada. “Precisamos aguardar a perícia, que deve ser divulgada nos próximos dias. Todo o trabalho dos peritos irá trazer elementos para auxiliar o trabalho no objetivo de entender a dinâmica da ocorrência”, completa Gomes. Morador de Ponta Grossa, o motorista que dirigia o caminhão carregado com leite, de 46 anos, foi ouvido logo após o acidente, realizou teste do bafômetro, que não registrou presença de álcool no sangue, e na sequência foi liberado.

Seis profissionais que trabalhavam na rede estadual de ensino e  o motorista da van em que estavam morreram na colisão
Seis profissionais que trabalhavam na rede estadual de ensino e  o motorista da van em que estavam morreram na colisão Acidente com van que trazia educadores do Norte Pioneiro para conferência em Curitiba comove o Paraná Acidente com van que trazia educadores do Norte Pioneiro para conferência em Curitiba comove o Paraná Acidente com van que trazia educadores do Norte Pioneiro para conferência em Curitiba comove o Paraná Acidente com van que trazia educadores do Norte Pioneiro para conferência em Curitiba comove o Paraná Acidente com van que trazia educadores do Norte Pioneiro para conferência em Curitiba comove o Paraná Acidente com van que trazia educadores do Norte Pioneiro para conferência em Curitiba comove o Paraná Acidente com van que trazia educadores do Norte Pioneiro para conferência em Curitiba comove o Paraná Acidente com van que trazia educadores do Norte Pioneiro para conferência em Curitiba comove o Paraná Acidente com van que trazia educadores do Norte Pioneiro para conferência em Curitiba comove o Paraná
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE COTIDIANO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE