PUBLICIDADE

Vara da Infância promove Semana da Criança

Objetivo é mostrar à comunidade projetos e ações dirigidas ao público infanto-juvenil em execução no município.
Objetivo é mostrar à comunidade projetos e ações dirigidas ao público infanto-juvenil em execução no município. -

A Vara da Infância e Juventude Ponta Grossa realiza de 10 a 14 de outubro a Semana da Criança e do Adolescente no Judiciário. O objetivo é mostrar à comunidade projetos e ações dirigidas ao público infanto-juvenil em execução no município.

Segundo a juíza Noeli Reback,  membro do CONSIJ -  Conselho de Supervisão dos Juízos da Infância e Juventude, esse é o primeiro ano em que o Conselho com o apoio do Tribunal de Justiça, convida as comarcas paranaenses para a realização do evento. “Nossa intenção é que a Semana da Criança e do Adolescente no Judiciário se torne uma tradição, realizada todos os anos”, enfatiza. Para ela, essa é uma forma de comemorar o Dia da Criança e concentrar ações com destaque na prioridade absoluta dos direitos infanto-juvenis, mostrando  projetos e convidando  à comunidade para participar.

A programação será aberta na segunda-feira, a partir das 13, com apresentações musicais de crianças e adolescentes atendidos pelo projeto Música para Todos, no hall do fórum. O projeto, aprovado pelo Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet, possibilita que crianças e adolescentes em situação de risco social ou em cumprimento de medidas socioeducativas frequentem aulas de música, contribuindo para a melhora da autoestima, favorecendo o aprendizado, a socialização e incentivando a produção artístico-cultural. O projeto tem o patrocínio da CCR Rodonorte e da MacPonta. Ainda na segunda-feira será aberta a exposição de inúmeros projetos desenvolvidos pela Vara, além de desenhos com o tema “Ser criança, ser adolescente” no Fórum. A exposição poderá ser visitada até o dia 14.

Durante toda a semana serão promovidas atividades do projeto Novo Amigo, das 13 às 17 horas. O programa tem como finalidade promover a interação de adolescente em acolhimento institucional com membros da comunidade, por meio do apadrinhamento afetivo. A iniciativa garante o direito do adolescente em acolhimento no Instituto João XXIII, na Apam e na Casa Marillac à convivência familiar e comunitária. O objetivo é que mais famílias se cadastrem no programa.

Na quinta e na sexta-feira serão desenvolvidas ações coletivas do projeto Família Legal, das 13h30 às 16h30, nas salas de audiência dos Juizados Especiais. O objetivo é a regularização judicial das situações de adoção e guarda de crianças e adolescentes que já se encontram na convivência de familiares ou terceiros. Será prestado atendimento tanto social, como jurídico às famílias. A expectativa é que 40 processos sejam avaliados.

As equipes do SAI, Conselhos Tutelares e Círculo de Práticas Restaurativas também passarão por capacitações a fim de promover o aprimoramento técnico em relação ao tema trabalho infantil.

Para fechar a programação acontecerá no dia 14, às 14 horas,um Tribunal de Júri aberto ao público, com crianças e adolescentes do projeto Justiça se Aprende na Escola. A atividade possibilitará que o público conheça a estrutura e o funcionamento do Estado, em especial do Judiciário, ampliando o conhecimento sobre direitos, deveres, e forma de exercê-los.

Informações da Assessoria de Imprensa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE COTIDIANO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE