Campos Gerais
Elisangela é reeleita prefeita de Carambeí após disputa histórica
Heryvelton Martins | 07 de outubro de 2024 - 02:30
A atual prefeita de Carambeí, Elisangela Pedroso (PL), conquistou sua reeleição após uma disputa histórica no município. A eleição contou com a participação de três candidatos: a atual chefe do Executivo, um ex-prefeito e o atual vice-prefeito na chapa de Elisangela. A candidata pelo PL se consagrou campeã no pleito ao obter 7.121 votos, o equivalente a 52,64% dos votos válidos. Osmar Blum, que ficou em segundo lugar, conquistou 32% dos votos, enquanto Jeverson Gomes, atual vice-prefeito, obteve pouco mais de 15% nas urnas.
Filha do ex-prefeito de Carambeí, Alci Pedroso de Oliveira, e de Ardete de Oliveira, Elisangela Pedroso de Oliveira Nunes nasceu em 19 de junho de 1981. Casada com o servidor público municipal David Nunes, é mãe de João Lucas Nunes. Possui formação em Pedagogia e Direito, com duas pós-graduações na área de Educação e outra em Gestão Pública. Em 2012, elegeu-se vereadora e cumpriu mandato até 2016. A partir de 2016, assumiu a assessoria regional pelo gabinete do deputado estadual Luiz Claudio Romanelli na Assembleia Legislativa do Paraná. Em 2020, elegeu-se prefeita de Carambeí. Atuou como presidente da AMCG na gestão 2023/2024.
A candidata, que buscava a reeleição ao lado do vice Dr. Otávio (União), almejava priorizar investimentos na área da educação. Seu objetivo era melhorar a infraestrutura das escolas, valorizar os profissionais da educação e implementar programas voltados para o desenvolvimento integral dos estudantes. Já Osmar Blum, que já ocupou o cargo de prefeito anteriormente, apresentou como uma de suas principais propostas a geração de emprego e renda. O candidato Jeverson Gomes, atual vice-prefeito que disputava o cargo pela primeira vez, apresentou propostas relacionadas ao desenvolvimento econômico e social, melhoria da infraestrutura urbana, acesso à saúde, educação e segurança pública.
Vale ressaltar que o município de Carambeí possuia um dos menores limites de gastos para as eleições municipais de 2024, com um teto de pouco mais de R$ 159 mil para os candidatos à Prefeitura e R$ 27 mil para os candidatos a vereador. Pedroso e Blum já têm experiência com esses valores, uma vez que não era a primeira vez que disputavam o cargo.