Campos Gerais
Rita é eleita prefeita de Telêmaco Borba com 40%
Heryvelton Martins | 07 de outubro de 2024 - 02:30
Conforme os dados finais divulgados pela Justiça Eleitoral, a candidata Rita, do Partido Social Democrático (PSD), foi eleita prefeita de Telêmaco Borba. Com 40,38% dos votos válidos, a candidata derrotou outros cinco adversários na disputa pelo executivo municipal. Em segundo lugar ficou o candidato Thiago Chamorra, do Partido Liberal (PL), com 31,42% dos votos. Na sequência, aparecem os candidatos Fubá, do MDB, com 23,26%, Prof. Reinaldo, do PT, com 2,14%, Edson Ferreira, do PMB, com 1,50%, e Ikekroll, com 1,31% dos votos válidos.
O município de Telêmaco Borba, com 52.096 eleitores aptos para as eleições municipais de 2024, teve um teto de gastos para cada candidato a prefeito de R$ 143 mil, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Vale lembrar que, devido à legislação eleitoral, o atual prefeito não pode concorrer ao pleito eleitoral, mas deixou o nome de Rita Mara de Paula Araújo (PSD), que conquistou o cargo, para disputar a Prefeitura durante as eleições de 2024. Os outros candidatos possuem suas especificidades, com alguns nomes já conhecidos na política local, enquanto outros entram pela primeira vez na disputa eleitoral.
HISTÓRICO - O atual prefeito de Telêmaco Borba, Dr. Márcio, anunciou sua decisão de não concorrer às eleições municipais de 2024. A decisão do prefeito é baseada na legislação eleitoral brasileira, que impede a reeleição para um terceiro mandato consecutivo. Dr. Márcio foi eleito prefeito pela primeira vez em 2016 e reeleito em 2020 com uma votação expressiva, recebendo 39.281 votos, o que representou 60% dos votos válidos. Com a decisão de não concorrer à reeleição, Dr. Márcio anunciou apoio a Rita.