Campos Gerais
Pesquisa aponta Neto Fadel na liderança com 61% em Castro
Estudo da 'Arbeit Pesquisas Inteligentes' considera os votos válidos e aponta o candidato do PSD com ampla vantagem na disputa pela Prefeitura
Kadu Mendes | 28 de setembro de 2024 - 03:53
Consulta eleitoral realizada pela ‘Arbeit Pesquisas Inteligentes’ aponta o candidato Neto Fadel (PSD) na liderança e com ampla vantagem na disputa pela Prefeitura Municipal de Castro. Conforme a sondagem, registrada na Justiça Eleitoral, Fadel soma 61,60% das intenções de votos, contra 38,40% do seu único adversário, Reinaldo Cardoso (MDB). Os números consideram apenas os votos válidos, ou seja, quando se excluem brancos, nulos e indecisos, seguindo o critério utilizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na apuração da eleição em todo País. A pesquisa teve uma amostragem de 450 eleitores do município de Castro e ocorreu entre os dias 17 e 18 de setembro e somente nesta sexta-feira (27) foi liberada para divulgação. A margem de erro é de 4,6%, e a confiabilidade dos dados coletados é de 95%. A sondagem está registrada no TSE sob o número PR-03472/2024.
Em um cenário que também considera os eleitores indecisos e aqueles que anulariam o voto a pesquisa estimulada aponta o seguinte panorama: Neto Fadel aparece com mais da metade da preferência do eleitorado, com 53,11% dos votos, contra 33,11% de Reinaldo Cardoso. Entre aqueles que estão indecisos a estatística aponta 8% e 5,78% disseram que votariam em branco ou anulariam.
Outro dado revelado pelo estudo da ‘Arbeit Pesquisas Inteligentes’ é sobre os eleitores que já decidiram o voto. Foi questionado para eles se o voto é definitivo ou se pode mudar até a eleição. A maioria dos entrevistados, 62%, afirma que o voto é definitivo, enquanto 24,22% ainda pode mudar. Os outros 13,78% restantes haviam respondido que votariam em branco ou nulo na questão anterior.
O relatório da pesquisa aponta ainda que Neto Fadel tem a menor taxa de rejeição com 7,78%. A rejeição do eleitorado para Reinaldo Cardoso é de 9,78%, conforme a pesquisa. Contudo, dentre os eleitores consultados, 75,78% disseram que "poderiam votar em todos", enquanto apenas 6,67% não votariam em nenhum dos candidatos.
METODOLOGIA - A ‘Arbeit Pesquisas Inteligentes’ destaca que a consulta foi realizada por pessoas devidamente treinadas por este instituto de pesquisa. Os 450 entrevistados têm mais de 16 anos, em condição de voto.
A metodologia utilizada para a realização desta pesquisa é a amostragem probabilística domiciliar, selecionando a amostra em dois estágios. No primeiro estágio são selecionados os setores onde as entrevistas serão realizadas, através do método de Probabilidade Proporcional ao Tamanho (PPT), tendo como base o número de eleitores em cada um desses setores. No segundo estágio foi feita a seleção dos entrevistados utilizando-se quotas proporcionais ao perfil dos eleitores em função das variáveis demográficas de sexo, idade, grau de instrução e rendimentos, tendo como base a fonte pública dos dados atualizados disponíveis no TSE e no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
HISTÓRICO - Neto Fadel tem 35 anos. Para o pleito deste ano ele tem ao seu lado como candidato a vice Prof. Jonathan (PL), a coligação encabeçada pela dupla se denomina ‘Unidos por Castro’ e também conta com os partidos Republicanos, PP, Podemos e União. Neto Fadel tem experiência política, em cargos eletivos, desde 2017 quando assumiu o primeiro mandato como vereador na Câmara de Castro. Ele foi reeleito em 2020 para o Legislativo Municipal.
Reinaldo Cardoso tem 81 anos. O candidato a vice-prefeito da chapa é Regis Moreno do PRD. A coligação se denomina ‘Experiência para Mudar’ e também conta com os partidos da Federação PSDB/Cidadania e Avante. Cardoso, que já governou a cidade por três mandatos: entre 1989 e 1992, 2001 e 2004, 2013 e 2016, busca agora o quarto mandato.