PUBLICIDADE

Governo pede urgência nas obras da PR-160, entre Imbaú e Reserva

Secretário Sandro Alex critica atraso nas obras da rodovia e ameaça trocar a empresa responsável

Imagem ilustrativa da imagem Governo pede urgência nas obras da PR-160, entre Imbaú e Reserva
-

O governo do Paraná, através da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística, manifestou preocupação com o atraso nas obras de revitalização da PR-160, no trecho entre Imbaú e Reserva. O secretário Sandro Alex, durante vistoria nesta quarta-feira (19), afirmou que a empresa responsável não está cumprindo o cronograma previsto. A obra, orçada em mais de R$ 100 milhões, prevê a pavimentação de 28,36 km, a construção de terceiras faixas e acostamento, além de contornos em Imbaú e no distrito de José Lacerda. A ponte sobre o Rio São Pedro também está inclusa no projeto.

“Não toleraremos atrasos e desvios de qualidade. Exigimos que a empresa cumpra o contrato e entregue a obra no prazo e com a qualidade que a população merece”, afirmou Sandro Alex em entrevista ao Portal aRede e Jornal da Manhã; O secretário ainda detalhou que, caso a empresa não se organize e cumpra o cronograma, o secretário retirará a empresa da obra e incluirá uma nova responsável, que deverá cumprir as datas estabelecidas em contrato. “O Departamento de Estradas e Rodagens já recebeu todo o levantamento, que mostra que está insatisfatório”, detalhou Sandro Alex.

A obra, que conta com financiamento do Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID), é um sonho antigo da comunidade local, que há 50 anos aguarda a pavimentação da estrada. A expectativa é que a obra fosse concluída em 24 meses após a emissão da Ordem de Serviços, o que ocorreu ainda no final de 2021. O governo do Paraná reiterou o compromisso com a transparência e a eficiência na aplicação dos recursos públicos, conforme o secretário.

Vale destacar que também foram iniciadas as obras de readequação do trecho urbano da PR-160, em Imbaú. A iniciativa faz parte do Protocolo de Intenções firmado entre a Klabin e o Governo do Paraná, visando beneficiar a logística, a segurança no trânsito e o desenvolvimento das comunidades próximas às operações da empresa. As obras incluem construir faixas adicionais, calçadas, passarelas, rotatórias e sinalização de segurança, visando melhorar a segurança de pedestres e motoristas.

PROBLEMAS - Ainda em 2023, a obra enfrentou uma série de desafios no início da execução, como a baixa disponibilidade de alguns insumos e, principalmente, quanto ao volume de desapropriações. Situações que já estão, em sua maioria, superadas e devem permitir maior agilidade nos trabalhos, com previsão de concluir a nova pista até outubro do próximo ano. O aumento na quantidade de máquinas e equipamentos no trecho, incluindo usina de CBUQ, também será um fator importante no andamento da pavimentação.

MANIFESTAÇÃO - O Portal aRede e o Jornal da Manhã entraram em contato com a empresa responsável pelos serviços para questionar a demora no avanço das obras da rodovia PR-160, conforme apontado pelo secretário Sandro Alex a partir do cronograma preestabelecido. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Logística, afirmou que segue acompanhando a situação e aguarda uma atualização do cronograma por parte da empresa vencedora da licitação. Caso isso não ocorra ou os prazos estejam incorretos, uma nova empresa poderá assumir o contrato, e a atual deixará de poder participar de novas licitações do Paraná.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE CAMPOS GERAIS

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE