Cerveja artesanal: setor cresce 20% ao ano no Paraná | aRede
PUBLICIDADE

Cerveja artesanal: setor cresce 20% ao ano no Paraná

Produção de cervejas artesanais no Brasil já conta com mais de 800 cervejarias

Imagem ilustrativa da imagem Cerveja artesanal: setor cresce 20% ao ano no Paraná
-

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Produção de cervejas artesanais no Brasil já conta com mais de 800 cervejarias

Com crescimento consolidado nos últimos anos, atrás apenas dos Estados Unidos e da China, a produção de cervejas artesanais no Brasil já conta com mais de 800 cervejarias, segundo levantamento feito este ano pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A região Sul se destaca nesse cenário, com 45% da produção nacional. E o Paraná é um dos destaques da região, com avanço anual na casa dos 20% ao ano deste 2011.

“E ainda temos muito mercado a conquistar”, afirma Henrique Domenico, diretor da Way Beer, uma das marcas artesanais mais tradicionais de Curitiba e Região Metropolitana. O setor cervejeiro gera aproximadamente 500 empregos diretos e 2,5 mil indiretos, de acordo com dados da Associação das Microcervejarias do Paraná.

Considerada a capital nacional da cerveja artesanal, Curitiba (e região) concentra a maior produção brasileira, com 33 cervejarias e cerca de 400 mil litros mensais produzidos (segundo dados de outubro de 2018).

Diante desses números, cresce também a demanda pela capacitação na área. Por conta disso, instituições lançaram cursos regulares, com direito a diploma de especialista no mercado. Um deles é o recém-criado MBA em Gestão Comercial Cervejeira do Centro Universitário UniOpet, para graduados com interesse em aprimorar seu trabalho em bares, restaurantes e cervejarias, além de produtores independentes.

Além disso, a reconhecida qualidade das cervejas produzidas no Paraná – que já conquistaram mais de 240 prêmios nacionais e internacionais – colocaram Curitiba na rota dos profissionais e apreciadores da bebida.  

“Apesar de estarmos atravessando um período difícil economicamente, com a alta do dólar que influencia diretamente no preço de ingredientes importados, como o lúpulo, o mercado está surpreendendo com a abertura crescente de pontos de venda e cervejarias ciganas. É necessário ter mão de obra qualificada para atender o público, que experimenta uma grande quantidade de novidades desde 2008, quando Curitiba começou a receber inovações gastronômicas”, destaca Adriane Baldini, membro da Associação dos Cervejeiros Artesanais Paranaenses e coordenadora do MBA do UniOpet.

Informações Bem Paraná

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE