Estado amplia estrutura de Hospital em Guarapuava | aRede
PUBLICIDADE

Estado amplia estrutura de Hospital em Guarapuava

Imagem ilustrativa da imagem Estado amplia estrutura de Hospital em Guarapuava
-

A Rede

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, participou nesta segunda-feira (27) da inauguração do prédio anexo do Hospital São Vicente de Paulo, em Guarapuava. A nova estrutura, no valor de R$ 3,1 milhões, foi totalmente custeada pelo governo estadual e abrigará serviços de apoio, como farmácia, cozinha, refeitório, lavanderia, almoxarifado e necrotério.

A obra tem quatro pavimentos e fica no mesmo terreno do hospital. Com a realocação dos serviços de suporte técnico, o espaço antigo será reformado e transformado em ala de enfermaria. As mudanças vão viabilizar a abertura de 40 leitos gerais, aumentando a capacidade de atendimento do Hospital.

De acordo com Caputo Neto, o São Vicente se consolidou como a principal referência de atendimento na região Centro-sul do Estado, sobretudo por conta da ampliação dos serviços ofertados nos últimos anos. “Com os investimentos do governo estadual, estamos conseguindo qualificar a estrutura deste hospital, incorporando novos leitos de UTI e melhorando as condições de atendimento dos pacientes. Quem ganha com isso é a população que tem à disposição um serviço altamente qualificado e, o que é melhor, perto de casa”, destacou.

Com 90% dos atendimentos feitos exclusivamente pelo SUS, o hospital recebe grande parte dos casos graves de urgência e emergência da região e também é responsável pelo atendimento das gestantes de alto risco pela Rede Mãe Paranaense. Sua maternidade realiza mais de mil partos ao ano.

Em 2012, o governo estadual apoiou a abertura de uma nova UTI no hospital. O serviço, que contava com apenas 10 leitos, atualmente funciona com 17, sendo 10 de UTI adulto e 7 de UTI neonatal. Outros cinco leitos são de cuidados intensivos intermediários para atendimento especial à recém-nascidos.

Diagnóstico

A estrutura do São Vicente de Paulo é composta por 166 leitos gerais, cinco salas cirúrgicas e um moderno setor de imagem, que também foi inaugurado nesta segunda-feira. O provedor da instituição, Rui Primak, explica que o novo Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) reúne, em um único espaço, todos os equipamentos necessários para a realização de exames de imagem, incluindo mamógrafo, ultrassom, aparelho de Raio-X e um tomógrafo digital, com 32 canais, considerado o mais moderno na região.

“Estamos agregando tecnologia e oferecendo o que há de melhor na área. O objetivo é proporcionar um diagnóstico mais preciso e que dê suporte a tratamentos adequados de acordo com a necessidade do paciente”, afirmou Primak.

Segundo o provedor, o novo espaço permitirá uma economia de R$ 60 mil mensais ao hospital. “Muitos desses exames tinham que ser feitos em serviços terceirizados e agora a maioria deles será realizada aqui mesmo no nosso centro”, completou.

Também foram entregues outras obras de reforma na infraestrutura, como revitalização da caldeira, da central de vácuo, do setor de geradores, poço artesiano e sistema de entrada de energia elétrica. As melhorias tiveram o apoio da comunidade e de outras esferas de governo.

Investimentos

Ao longo de quatro anos, o Governo do Estado destinou uma série de equipamentos para o São Vicente. Entre eles estão um aparelho de Raio-x, 10 camas motorizadas, um bisturi eletrônico para cirurgias, sete ventiladores mecânicos para UTI, monitor fetal, mobiliário para o Banco de Leite, entre outros instrumentos médico-hospitalares, que totalizam R$ 700 mil em recursos estaduais.

Por fazer parte do HospSUS, o hospital também recebe do Estado um repasse de R$ 1,7 milhão ao ano para auxiliar no custeio das atividades. “O HospSUS é um programa do Governo do Estado que apoia hospitais públicos e filantrópicos estrategicamente importantes para suas regiões. No caso do São Vicente, estamos vendo que esses recursos vêm sendo muito bem aplicados e refletem diretamente no atendimento ofertado”, conta o superintendente de Gestão de Sistemas de Saúde, Paulo Almeida.

Perfil

O Hospital São Vicente de Paulo, fundado em março de 1913, é de natureza filantrópica. Hoje, a unidade conta com cerca de 460 funcionários e oferece serviços em diversas especialidades, como pediatria, oncologia, cardiologia, ginecologia e obstetrícia, ortopedia, oftalmologia, urologia, neurologia, radiologia, cirurgia vascular e geral, hematologia, entre outras.

Informações da AEN.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right