Nova pesquisa mostra Elizabeth com 12 pontos na frente de Mabel | aRede
PUBLICIDADE

Nova pesquisa mostra Elizabeth com 12 pontos na frente de Mabel

A candidata à reeleição lidera com 56,1% dos votos válidos, enquanto Mabel Canto aparece com 43,9%

A candidata à reeleição lidera com 56,1% dos votos válidos, enquanto Mabel Canto aparece com 43,9%
A candidata à reeleição lidera com 56,1% dos votos válidos, enquanto Mabel Canto aparece com 43,9% -

Publicado por Luciana Brick

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Às vésperas do segundo turno das eleições municipais, neste domingo (27), o instituto de pesquisa ‘Multicultural’ divulgou uma nova consulta eleitoral, nesta sexta-feira (25). A pesquisa mostra que a candidata Elizabeth Schmidt (União) continua em primeiro lugar na disputa pela Prefeitura de Ponta Grossa. Conforme a sondagem, registrada na Justiça Eleitoral, Elizabeth lidera com 56,1% dos ‘votos válidos’, contra 43,9% de Mabel Canto (PSDB). Neste cenário são excluídos os votos brancos, nulos e ‘não sabem’, seguindo o mesmo critério adotado pela Justiça Eleitoral na apuração dos votos.

A atual consulta do instituto teve novamente uma amostragem de 1.063 eleitores do município de Ponta Grossa e ocorreu entre os dias 21 e 23 de outubro. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos, e a confiabilidade dos dados coletados é de 95%. A sondagem está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número º PR-01829/2024.

No cenário da pesquisa estimulada, em que os nomes dos candidatos são apresentados aos eleitores entrevistados, a pesquisa de intenções de votos para o segundo turno em Ponta Grossa apontou a prefeita Elizabeth com 48,6%, numa vantagem superior a dez pontos percentuais em relação à Mabel Canto, que aparece com 38%. Não souberam responder 5,8%. Disseram que não votarão em nenhuma candidata ou anularão o voto 7,6% dos entrevistados.

Por outro lado, na pesquisa espontânea, em que nenhum nome de candidato é apresentado aos eleitores, Elizabeth soma 46,5% contra 34,6% de Mabel. Não souberam responder 11,5%. Nenhum, branco e nulo somaram 7,4%.

Novamente o instituto questionou os eleitores se “o seu voto é definitivo ou pode mudar”. A maioria, 88,5%, respondeu que não mudará o voto, enquanto 11,5 disse que poderá mudar.

Dentre os 1.063 eleitores consultados, 502 (47,2%) são homens e 561 (52,8%) são mulheres, entre as idades de 16 a 60 anos ou mais.

MAIOR CHANCE– O ‘Multicultural’ também perguntou aos eleitores: “Independente do seu voto, quem tem a maior chance de ser o próximo prefeito de Ponta Grossa, quem o (a) Sr (a) acha que vai ganhar a eleição para prefeito de Ponta Grossa”.

Para 68,7% dos entrevistados quem vai ganhar é Elizabeth Schmidt e para 25,5% será Mabel Canto. Não sabe representou 5,8%.

METODOLOGIA - Segundo o instituto, a pesquisa foi quantitativa, com entrevistas pessoais e questionário estruturado junto a uma amostra representativa do eleitorado do município de Ponta Grossa, o qual conta com 259.742 eleitores. A técnica utilizada para a realização desta pesquisa foi a amostragem probabilística domiciliar, selecionando a amostra em dois estágios.

Os dados foram processados e tabulados por um sistema informatizado. Os entrevistados foram selecionados de acordo com o perfil do eleitorado, segundo o sexo, a idade, grau de instrução e nível econômico, respeitando a representatividade de cada perfil. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o protocolo sob o nº PR-01829/2024.

HISTÓRICO – Atual prefeita de Ponta Grossa e candidata do União Brasil, Elizabeth Silveira Schmidt tem longo histórico dentro da política. Ela já fez parte de governos anteriores, sendo secretária de Cultura e Turismo, secretária de Administração e acumulando a Gestão de Recursos Humanos. Ainda, foi vice-prefeita e a primeira mulher eleita prefeita de Ponta Grossa, em 2020.

Já Mabel Corá Canto é atual deputada estadual de Ponta Grossa, na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep) – antes, ela foi assessora parlamentar no Poder Legislativo. Assim como Elizabeth, Mabel tem importante papel na representatividade feminina, sendo a primeira mulher eleita deputada estadual pela região dos Campos Gerais.

Como em 2020, Elizabeth e Mabel reeditam as eleições municipais do 2º turno. Na época, Elizabeth foi eleita com 87.932 votos, sendo 52,38% das urnas eletrônicas. Já Mabel conquistou 79.929 votos, ou 47,62% do eleitorado. Em 2024, no primeiro turno, Elizabeth alcançou 50.684 votos, enquanto Mabel fez 51.338 votos.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE