Jovem encontrado com vida após desaparecer no Pico Paraná é encaminhado ao hospital
Roberto foi localizado em área rural de Antonina; vídeos mostram resgate, encaminhamento ao hospital e comemoração das equipes do Corpo de Bombeiro
Publicado: 05/01/2026, 12:27

O jovem de 20 anos que estava desaparecido no Pico Paraná desde o dia 1º de janeiro foi encontrado com vida na manhã desta segunda-feira (5), após uma operação de buscas que mobilizou equipes especializadas do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) e contou com o apoio de voluntários. O resgate encerrou cinco dias de trabalho em uma região de difícil acesso na Serra do Mar, na Região Metropolitana de Curitiba.
O desaparecimento ocorreu após uma trilha realizada na tarde de 31 de dezembro. Desde então, foi montada uma força-tarefa considerada complexa, em razão da mata fechada, do relevo íngreme e da ampla área percorrida durante as buscas.
De acordo com o tenente-coronel Ícaro Gabriel, comandante do Grupo de Operações de Socorro Tático (GOST), unidade especializada do CBMPR, o jovem conseguiu caminhar sozinho pela mata e chegou até uma fazenda na localidade de Cacatu, em Antonina, no Litoral do Paraná, uma das rotas de descida do Pico Paraná. “Felizmente, ele conseguiu superar as adversidades, descer as encostas e chegar até a localidade”, afirmou.
Equipes do Corpo de Bombeiros de Antonina foram acionadas para realizar o atendimento inicial e o transporte até o hospital do município. Um dos vídeos divulgados após o resgate mostra o momento em que o jovem é socorrido e encaminhado à unidade hospitalar, após receber os primeiros cuidados das equipes.
Em outra gravação, também divulgada nas redes sociais, bombeiros comemoram o desfecho da operação e informam que Roberto foi encontrado com vida, celebrando o sucesso da missão após dias de trabalho intenso.
Segundo o comandante, no momento em que a informação oficial foi confirmada, as equipes especializadas ainda não haviam feito contato direto com o jovem, mas a ambulância já havia sido deslocada para o atendimento. Ainda conforme Ícaro Gabriel, o rapaz percorreu mais de 20 quilômetros por áreas de mata e terreno acidentado até alcançar uma região habitada.
A avaliação inicial apontou que ele foi encontrado consciente e em condições estáveis, sendo submetido a exames médicos. “Foi um trabalho conjunto, com apoio de diversas instituições e voluntários, fundamental para o desfecho positivo da ocorrência”, finalizou o comandante.
A operação mobilizou mais de 100 bombeiros militares e contou, diariamente, com cerca de 300 voluntários, além do apoio do Instituto Água e Terra (IAT), que atuaram de forma integrada ao longo dos cinco dias de buscas.
LEIA A MATÉRIA ABAIXO:
- Jovem desaparecido desde 1º de janeiro foi encontrado com vida em Antonina
- Vídeos mostram resgate, encaminhamento ao hospital e comemoração das equipes
- Operação mobilizou bombeiros, voluntários e órgãos ambientais por cinco dias




















