Serra Leoa vai confinar a população na tentativa de conter vírus | aRede
PUBLICIDADE

Serra Leoa vai confinar a população na tentativa de conter vírus

Imagem ilustrativa da imagem Serra Leoa vai confinar a população na tentativa de conter vírus
-

Ana Paula Santos

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A imprensa internacional citando fontes do governo, publicou neste sábado (6) que a população  de Serra Leoa deverá permanecer em casa entre os dias 18 e 21 de setembro. O confinamento de quatro dias para toda sua população, é uma tentativa de conter o surto do vírus Ebola no país que é um dos mais afetados pela epidemia na África.

Segundo informações do R7,  aproximadamente 20 mil pessoas entre policiais e soldados, estão sendo recrutadas para ajudar o governo nessa medida. Não se sabe ainda, se o confinamento ajudará a conter o surto e se a população colaborará para seu sucesso.

Um balanço divulgado recentemente pela Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgou que a doença já provocou mais de duas mil mortes. A Libéria continua sendo o país mais afetado, com 1.089 mortes. Desde o mês de março, quase quatro mil pessoas foram infectadas com o vírus ebola na África.

O vírus

Ebola é uma febre grave do tipo hemorrágico transmitida por um vírus do gênero Filovirus, altamente infeccioso, que desenvolve seu ciclo em animais. Há cinco espécies diferentes desse vírus, que recebem o nome dos locais onde foram identificados: Zaire, Bundibugyo, Costa do Marfim, Sudão e Reston. Este último não foi identificado em humanos. A doença é classificada como uma zoonose, embora os morcegos frutívoros sejam considerados os prováveis reservatórios naturais do vírus ebola, ele já foi encontrado em gorilas, chimpanzés, antílopes e porcos. Os especialistas defendem a hipótese de que a transmissão dos animais infectados para os seres humanos ocorra por meio do sangue e de fluidos corporais, como sêmen, saliva, lágrimas, suor, urina e fezes.

Vacina

Na sexta-feira (5), a OMS anunciou que houve um acordo para o uso de medicamentos a base de sangue e de soro de pacientes que sobreviveram ao ebola. O método nunca foi experimentado em um grupo maior de pessoas, mas já foi utilizado para combater outras epidemias como o tétano.

Informações R7

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right